Análise | Branding | Comunicação | Consultoria |
Corporate Disclosure | Disclosure | Em Pauta | Governança & Mercado |
IBRI Notícias | Mercado Global | Opinião | Serviços |
Sustentabilidade |
A divulgação é o centro do universo das relações com investidores. Isto porque as informações são o “produto” essencial apresentado aos investidores e executivos da empresa pela equipe de RI. A área de relações com investidores é a principal fornecedora de informações da empresa para o mercado e do mercado para a empresa. É razoável que os RIs sejam os responsáveis pelo processo de divulgação da empresa.
De toda a forma, as empresas devem ser a principal e mais valiosa fonte de informações. Os analistas e investidores concordam prontamente e ficam satisfeitos em recorrer às empresas. Eles também mantêm um ceticismo saudável, ao reconhecer a propensão da administração em destacar o aspecto positivo das informações. As empresas se beneficiam por serem consideradas como abertas, sinceras e francas. As informações contribuem para o entendimento do valor intrínseco da empresa e, portanto, para determinar a sua avaliação e o preço das ações. As informações fornecem a base para a avaliação da empresa, seus pontos fortes e fracos e a perspectiva de crescimento.
No dia 18 de setembro de 2004, reuni um grupo de 12 pessoas na sede da APIMEC-DF para explicar o método INI, até então uma nova filosofia de investimento em ações - liderada pelo INI - Instituto Nacional de Investidores - que acabara de ser lançada no Brasil.
Criação do Clube: Na seqüência, após outras reuniões, o grupo decidiu constituir um Clube de Investimento em Ações. Para tanto foram realizadas reuniões estudos da legislação (Instrução CVM no 40, de 7.11.1984 e Resolução no 285/2003 do Conselho de Administração da Bovespa, que dispõe sobre Clube de Investimento). Os participantes elaboraram o Estatuto, e escolheram, através de votação, o Gestor e os Representantes do Clube.