Branding

Marca Corporativa & Marca de Produtos: Como Comunicar para os Investidores?

No passado a marca corporativa foi muito utilizada para as empresas se relacionarem com alguns públicos. No caso específico do mercado de capitais, por exemplo, o Grupo Pão de Açúcar era conhecido como CBD (o ticker inclusive era CBD) – Companhia Brasileira de Distribuição. A marca corporativa da Vale era CVRD (Companhia Vale do Rio Doce). Cada vez mais, as empresas e corporações começam a entender que a marca corporativa é parte de um todo e, em alguns casos, o posicionamento da empresa como marca começa a ser enfatizado de maneira a auxiliar no lançamento de produtos.

Por exemplo, é indiscutível o papel da marca Apple no lançamento de um novo produto, como por exemplo, o Itunes, Ipod e o próprio Iphone. Foi indiscutível o papel da marca corporativa. A marca Abril também fala por si só. O lançamento de uma nova revista, como por exemplo a Vida Simples, ou de qualquer título novo lançado pela editora gerará comportamento similar ao causado pela Apple. A marca corporativa traz atributos muito interessantes, que podem ser estrategicamente utilizados.


Continua...