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Os administradores das empresas e os executivos de relações com investidores em geral não gostam de Guidance. Então, porque é que o fornecem? Os bons analistas de ações também não. Eles acreditam que o fornecimento de Guidance reduz o seu papel e o valor de suas análises de empresas - e de suas recomendações de compra, manutenção ou venda das ações.
Certamente, as firmas corretoras para as quais os analistas trabalham adoram guidance. E porque não iriam gostar? O guidance coloca um foco sobre os resultados financeiros de curto prazo, como lucros e receitas trimestrais. Geralmente, lucros e receitas sobem e descem de um trimestre para outro, ao invés de crescerem suave e constantemente. Então, o foco do mercado sobre resultados de curto prazo promove mais volatilidade levando a mais comissões para as corretoras.
A divulgação de cenários, mais conhecida como Guidance, é uma prática voluntária e deve ser utilizada com muito critério. Caso contrário, a credibilidade dos executivos, assim como a da própria companhia, pode sofrer abalos, às vezes irreversíveis.
Além de influir no aumento da cobertura, a prática pretende obter benefícios para as companhias: menor volatilidade no preço das ações, maior confiança e aproximação com os profissionais do mercado, preços das ações mais próximos do preço justo, redução do custo de capital e alinhamento de projeções.
As melhores práticas de “Guidance” devem ser utilizadas pelas companhias abertas com o objetivo de aproximar a realidade experimentada por elas à perspectiva do mercado, mas é preciso ter prudência para não gerar expectativas indevidas nos investidores, bem como responsabilização junto a órgãos reguladores.
A palavra inglesa Guidance não encontra semelhante na língua portuguesa e sua tradução literal mais próxima seria “orientação”. Na língua inglesa, mais especificamente nos mercados financeiro e de capitais norte-americanos, a palavra Guidance é usada como uma abreviação para earnings guidance, que consiste em orientação sobre o resultado financeiro, muitas vezes divulgada através do indicador earnings per share (lucro por ação).