Boas Práticas | Cenário | Comunicação | Disclosure |
Enfoque | Entrevista | Gestão de Risco | Governança & Mercado |
IBRI Notícias | Investimentos | Opinião | Registro |
Sustentabilidade | Tecnologia |
A empresa que nunca tem uma crise tem muita sorte. E faz parte de um grupo seleto. Crise é praticamente uma parte inevitável dos negócios. A maioria das empresas enfrenta mais de uma crise em sua existência comercial. Em muitos casos, a crise é o resultado de forças externas que a administração não pode prevenir ou controlar.
Entretanto, você pode prever uma crise que vem de fora e se preparar para ela. Você pode “administrá-la”. Em muitos casos, a crise é o resultado do comportamento interno. Esses casos podem ser previstos, evitados ou, pelo menos, administrados para minimizar os resultados quando ocorrem. Realmente é uma vergonha que uma equipe de administração seja pega desprevenida por uma crise, não esteja a sua espera e não esteja preparada para lidar com ela, particularmente quando se originou e cresceu internamente. Isto se aplica até mesmo a desastres naturais ou ataques inesperados. Nos dias de hoje, toda empresa precisa ter implementado um plano e um programa de gerenciamento de crise.