Sustentabilidade

Comunicação e Gestão da Sustentabilidade

A comunicação é fator-chave na moderna sociedade do conhecimento, que tem instado as empresas à construção de redes de relacionamentos mais estáveis, sobretudo com seus públicos estratégicos. Vale ressaltar aqui a importância da ação comunicativa entre os sujeitos e a construção coletiva do conhecimento como fatores essenciais para a mudança de comportamento organizacional na busca por uma gestão da sustentabilidade dos negócios. Temos agora o desafio de trilhar um novo caminho para operar a transição do pensamento fragmentado para o integral e sistêmico.

E como se faz isso? Antes de mais nada, é preciso entender quem são os sujeitos da sustentabilidade. A começar pela construção da conduta social e das melhorias necessárias à convivência em grupo, que se dão pelo fortalecimento do indivíduo e de sua participação nos processos democráticos. Além da participação efetiva das pessoas nas decisões políticas e sociais do país e das instituições, é tempo ainda de rever o conceito de cidadania e de consciência.


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Sustentabilidade

Quais Investidores Advirão da Crise?

A área de Relações com Investidores durante os últimos anos se acostumou a dialogar com diversos tipos de investidores, como os Hedge Funds, os inquilinos de ações, mais recentemente os fundos soberanos e em menor grau, mas não menos relevante, os Fundos SR&I (Sustainable Responsible Investment), que, por sinal, depois da crise, muito provavelmente terão seu status ampliado. Por quê? Vamos a uma reflexão.

Os fundos de investimento fortemente especulativos, além de terem perdas consideráveis com esta crise, alavancaram demasiadamente algumas companhias das quais eles eram acionistas colocando essas instituições em risco com potencial prejuízo à longevidade delas. Hoje, torna-se mais perceptível o quão prejudicial foram esses investidores ao mercado, pois desvirtuaram o uso do mercado de capitais para o desenvolvimento socioeconômico dos países em que essas companhias são listadas.
 


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Sustentabilidade

Greenwash e a Credibilidade da Sustentabilidade

Para quem não conhece, greenwash é um termo novo que dá nome a uma série de práticas antigas de desinformação. Apareceu pela primeira vez em 1999, na edição do Oxford English Dictionary, como “Desinformação disseminada por uma organização… como, por exemplo, a sua imagem de responsabilidade socioambiental… mas percebida sem fundamento ou propositalmente enganosa...”.

Greenwash não inclui apenas informações enganosas, mas principalmente o ato malicioso de aumentar a importância de fatos irrelevantes e disfarçar uma fraca atuação ambiental, visando a ganhos de imagem. O termo, de uma maneira menos abrangente, vem sendo utilizado por ambientalistas para nomear práticas de “responsabilidade ambiental”, promovidas por empresas, que não passam de ações de marketing não vinculadas à estratégia do negócio.
 


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