Boas Práticas | Cenário | Comunicação | Disclosure |
Enfoque | Entrevista | Gestão de Risco | Governança & Mercado |
IBRI Notícias | Investimentos | Opinião | Registro |
Sustentabilidade | Tecnologia |
A comunicação é fator-chave na moderna sociedade do conhecimento, que tem instado as empresas à construção de redes de relacionamentos mais estáveis, sobretudo com seus públicos estratégicos. Vale ressaltar aqui a importância da ação comunicativa entre os sujeitos e a construção coletiva do conhecimento como fatores essenciais para a mudança de comportamento organizacional na busca por uma gestão da sustentabilidade dos negócios. Temos agora o desafio de trilhar um novo caminho para operar a transição do pensamento fragmentado para o integral e sistêmico.
E como se faz isso? Antes de mais nada, é preciso entender quem são os sujeitos da sustentabilidade. A começar pela construção da conduta social e das melhorias necessárias à convivência em grupo, que se dão pelo fortalecimento do indivíduo e de sua participação nos processos democráticos. Além da participação efetiva das pessoas nas decisões políticas e sociais do país e das instituições, é tempo ainda de rever o conceito de cidadania e de consciência.