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Em sua mais nova publicação - “How the Mighty Fall – And Why Some Companies Never Give In” - o renomado acadêmico e pesquisador Jim Collins descreve com muita didática e propriedade o ciclo de vida de uma empresa.
Collins é, também, autor do best seller Good to Great (no Brasil “Empresas Feitas para Vencer”, editora Campus) e co-autor de Built do Last (no Brasil “Feitas para Durar”, editora Rocco), entre outros títulos. O cinco estágios de vida de uma empresa são: 1. Soberba pelo sucesso alcançado; 2. Perda de disciplina na busca por um sucesso ainda maior; 3. Negação do risco iminente; 4. Busca desesperada pela salvação; e 5. Desistência, irrelevância e morte. Nos três primeiros estágios a empresa está em ampla ascensão, crescimento e sucesso, uma situação em que o risco pode parecer menor para os gestores, que então se tornam mais ousados e tomam decisões muitas vezes temerárias, confiantes de que o sucesso é uma conseqüência natural. Pouca atenção é dada aos sinais de que problemas começam a surgir e podem ficar incontroláveis.