Branding | Disclosure | Enfoque | IBRI Notícias |
Melhores Práticas | Mercado de Ações | Opinião | Perfil |
Definitivamente estamos na era dos ativos intangíveis. Eu desafiaria você a pegar o valor de mercado da empresa e compará-lo com o valor contábil ou patrimonial. A diferença entre o valor de mercado contra o valor contábil é uma das maneiras de se calcular o valor dos ativos intangíveis de uma empresa. O valor dos ativos intangíveis hoje supera em muito o valor dos ativos tangíveis.
É dizer que os balanços patrimoniais ou o valor contábil - fundamental para a corporação - hoje não é o valor mais importante de se monitorar. O ativos intangíveis da empresa são bem mais relevantes. Mas quais são os principais ativos intangíveis? É indiscutível em relação à quase toda a comunidade acadêmica que: inovação, conhecimento e cultura organizacional são ativos intangíveis importantes. Por exemplo, em uma empresa de serviços ou da marca global mais valiosa Google, o que estaria por detrás do valor de mercado tão elevado? Com certeza a tecnologia e a cultura empresarial são pontos fundamentais. Aproveitando o próprio exemplo da Google, e no caso os consumidores? E a percepção, que vários de nós temos, de não se ter nenhuma dúvida quando da necessidade de se buscar um endereço ou algum assunto - "Googlar"? Ao final, ao ter esta percepção, os anunciantes ficam interessados em anunciar no Google, e portanto geram lucros atuais e projetados para a empresa. Esta projeção de lucros futuros atualizados à valor presente é uma proxy do valor do acionista.