MÍDIAS SOCIAIS & INVESTIDORES
por ELISA SOARES
As mídias sociais são a bola da vez. O Facebook está avaliado em aproximadamente US$ 100 bilhões, o Twitter, site de micro-blogging, em US$ 8 bilhões e o Youtube, canal de vídeos, valia de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões quando foi adquirido pelo Google, em 2009. Hoje, 65% das empresas brasileiras já utilizam as redes sociais como meio de comunicação com clientes e prospects (futuros clientes), sendo que 84% dos que fazem uso dessas ferramentas estão presentes no Twitter.
Esses dados são do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), que apontam que as companhias também integram o Youtube (62%), o Facebook (61%), o Orkut (45%), os blogs (40%), e o Linkedin (40%, rede social profissional). Dentre as mídias sociais consideradas pelos empresários como as mais relevantes, o Twitter novamente é o preferido, com 42% dos votos, enquanto os blogs respondem por 21%, o Facebook por 11%, e o Youtube por 8%, entre outros. Ainda assim, apesar do alto número de usuários presentes nas redes sociais, a maioria das empresas de capital aberto ainda não faz uso desses veículos para se comunicar com seus investidores, revela o diretor-presidente e fundador da RIWeb/Comunique-se, Rodrigo Azevedo. Segundo ele, se for considerado um universo de 450 companhias listadas na bolsa brasileira, menos da metade tem a área de relações com investidores presentes em mídias sociais, sendo que apenas 3% estão, de fato, aproveitando todo o potencial desses meios.
Continua...