Melhores Práticas

Pesquisa de Mercado: uma poderosa ferramenta para aperfeiçoar o conhecimento de acionistas e demais stakeholders

O crescimento das comunicações e da informática resultou na formação de um novo conceito de empresa. Originalmente, elas tinham uma única preocupação, o lucro. Com o surgimento da capacidade gerencial como fator reconhecido de alavancagem da produção, junto com a sua transformação em uma estrutura orgânica, onde o consumidor e o lucro não eram mais as razões de ser de seu negócio.

Com o advento da organização concebida em seus primórdios com as estratégias de guerra e com a revolução industrial, a empresa foi evoluindo de uma empresa fechada para uma empresa de sociedade anônima, passando no século XX a ser reconhecida como uma empresa de capital aberto. Dando um pulo para a década dos 90, com o advento dos princípios de governança corporativa, focada na defesa do acionista minoritário, as empresas evoluíram, por fatores de pressão externa, para se constituir em um núcleo polarizador de um conjunto de relações: Trabalhadores, Empresários, Acionistas e Investidores, Consumidores, Governo, o Meio Ambiente e a própria Sociedade.


Continua...