Branding

GLOCAL Think Global, Act Local

O processo de expansão de uma marca para o mercado internacional exige mudanças e a informação é o melhor caminho para entender o que está acontecendo. Uma das leituras obrigatórias para os colaboradores de uma empresa cuja marca enfrenta este desafio de competir com companhias consolidadas mundialmente é o livro The Global Brand, de Nigel Hollis.

No livro, Hollis, que é vice-presidente executivo do conceituado instituto de pesquisas Millward Brown, descreve aspectos importantes do processo que iremos apresentar neste artigo passando, principalmente, pelo desafio que as empresas globais e locais enfrentam atualmente. Pense na marca Guinness. Agora, tente imaginar qual é o segundo país que mais vende a cerveja no mundo? Acertou quem disse Nigéria. Este é um excelente exemplo de marcas globais que atuam localmente para melhorar os resultados. A cada dia, mais e mais empresas mundiais investem em estratégias locais que buscam entender as necessidades e atributos de cada mercado em que estão inseridas. Assim, muitas corporações tornam-se verdadeiros ícones da cultura dos consumidores. Podemos olhar para o ranking das marcas globais mais valiosas publicado pela consultoria Millward Brown Optimor no jornal Financial Times em 29 de abril de 2009. Além das tradicionais Google e Coca-Cola, figura também a China Mobile, maior operadora de celulares do mundo em números de assinantes.


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