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ANÁLISE CRÍTICA DO VALOR DE MARCA

Recentemente foi publicado um interessante artigo sobre os rankings de valor de marca, intitulado: “Avaliação de Marcas: uma análise crítica" – de autoria de Eliseu Martins e outros - que foi apresentado em um congresso na Universidade Federal da Bahia. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar os autores pela intenção de se discutir um tema tão importante e relevante

O estudo baseou-se na avaliação dos modelos das mais importantes empresas de consultoria (BrandAnalytics, Interbrand e Brand Finance) e analisou as metodologias e modelos utilizados nos rankings e buscando avaliar a validade dos mesmos. O artigo é de fato muito interessante. Em relação às conclusões, os autores citam o seguinte parágrafo como as principais conclusões do estudo: “Nos três métodos avaliados, percebe-se consistência quanto aos modelos econômicos teóricos para definição das metodologias, que se pautam pela visão do valor da marca como representativo do fluxo de caixa gerado especificamente por ela. Apesar de o conceito ser facilmente assimilado, as inconsistências desses modelos aparecem na forma como são aplicados, com limitações para aplicação dos modelos e falta de transparência em aspectos importantes de sua realização operacional.”


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