RANKING DAS MARCAS BRASILEIRAS MAIS VALIOSAS
por EDUARDO TOMIYA
Apresentamos o ranking das marcas brasileiras mais valiosas em 2010, realizado pela BrandAnalytics em parceira com a revista IstoÉ Dinheiro, Grupo WPP e Millward Brown, mostrando detalhes da metodologia e as principais premissas de valor de marca.
Certa vez, Warren Buffett respondia a um grupo de jovens o que ele entendia sobre marcas e valor de marcas: "Olha, eu não entendo muito bem disto, mas sei que diariamente milhões de pessoas abrem uma Coca-Cola no mundo inteiro. Outra fatia bem grande da população masculina faz barba com Gillette. Isto faz destas marcas um ativo importante". Ou seja, o fato dessas marcas terem a lealdade dos consumidores gera uma vantagem competitiva tremenda, pois garante a estabilidade de demandas futuras, "premium price" e custos mais competitivos. Somando isto às crescentes tendências de crescimento sustentável das empresas brasileiras, aumento do poder de compra dos consumidores, e aumento da profissionalização de nossas empresas, é que surge pela quinta vez o ranking das marcas brasileiras mais valiosas, quantificando o valor econômico-financeiro das marcas brasileiras mais fortes e mais valiosas. Essas empresas acreditaram no diferencial competitivo de longo prazo como sendo o alicerce de sua estratégia de negócios. Ao final, a consistência deste processo cria nos públicos externos atributos, que geram um expressivo valor ao acionista.
Continua...