Governança & Mercado

ESTRATÉGIAS & DECISÕES O QUE NÃO PODE FALTAR NAS INSTÂNCIAS DE DECISÃO DAS BOAS EMPRESAS?

A pergunta do subtítulo deste artigo emergiu durante um treinamento recente, do qual tivermos a oportunidade de participar, não exatamente sobre governança corporativa e instâncias de decisão, como conselhos de administração e diretorias executivas, mas sobre “Estratégia e Decisões”

A turma foi separada em grupos de quatro, em pequenas salas, que deveriam discutir questões específicas sobre os temas tratados no treinamento, e esta era uma das perguntas a serem debatidas pelos componentes do nosso grupo.

João, um dos membros, iniciou a discussão mencionando os vários estudos sobre o funcionamento dos Conselhos de Administração, versando sobre tamanhos e composição dos conselhos, além dos guias de boas práticas de trabalho dessas instâncias e de seus comitês, disponíveis nos vários mercados, inclusive no Brasil. Em sua opinião, existe um farto material a respeito, mas cada empresa adotará aquelas práticas que melhor lhe convierem, tanto para os conselhos de administração quanto para as diretorias executivas. O que vocês acham? Não seria o caso de desenvolvermos um trabalho nessa linha, identificando algumas boas práticas de trabalho dessas instâncias?

Continua...