BRANDING EM MARCAS CORPORATIVAS: estamos dando atenção devida a este contexto?
por EDUARDO TOMIYA
Algumas notícias recentes sobre o tema “Marca Corporativa”:
- Hypermarcas adquire uma série de empresas e utiliza o patrocínio em equipes de futebol, para o conjunto ou para o portfólio de marcas como um todo, a fim de otimizar o ROI de campanhas ou mídia.
- A Totvs cria uma nova marca a partir da consolidação de várias marcas importantes e fortes do mercado de tecnologia.
- É lançada a Fibria, uma fusão da Votorantim e Aracruz no segmento de celulose.
- Em sua abertura de capital, a marca SEB foi utilizada mesmo que a marca mais conhecida era COC.
- A marca Mantecorp foi lançada como sendo a marca corporativa do Grupo (que está por trás de Coristina, Alivium, Copertone, Episol, entre muitos outros produtos).
- A antiga CBD (Companhia Brasileira de Distribuição) dá lugar ao Grupo Pão de Açúcar.
- A antiga CVRD dá lugar à Vale.
- Foi criado o Grupo RBS, que tinha uma atuação muito forte com a marca RBS, principalmente como afiliada da Globo para RS e SC. Porém, o Grupo possui uma série de outros veículos como jornais e rádios.
- Lançada a marca do Grupo Boticário.
Continua...