O DESAFIO DE MOSTRAR O VALOR DA EMPRESA
por ANA BORGES
Mostrar o valor da companhia em meio ao chamado “efeito manada” parece missão impossível. O ingresso de novos players no mercado, que aceleram o movimento de compra e venda de ações e, por consequência, intensificam a volatilidade das cotações, apresenta novos desafios para os profissionais de RI. Mas, acredite, a pró-atividade em manter a política de comunicação e a transparência em meio a turbulência leva aos benefícios de longo prazo.
Em abril desse ano, uma empresa pouco conhecida do mercado decidiu retomar a conversação com os investidores, tornou-se mais transparente, passou a realizar teleconferências e fazer apresentações em corretoras. O objetivo era simples: intensificar o trabalho de relações com investidores, levando informações importantes e se tornar conhecida. O efeito do aumento da transparência logo apareceu. Nos primeiros meses de trabalho, as ações da companhia registraram valorização e o volume de negócios saiu da casa dos mil para milhões, além da conquista de novos investidores. O case logo se tornou conhecido.
O volume não parou de subir, assim como a cotação dos papéis, que acabou por fugir dos fundamentos da companhia. Até que, em um único pregão, as ações chegaram a registrar um volume três vezes maior que o free float. Trader? Vendidos e comprados a descoberto? Termos? Especulação? Mesmo com os alertas e esforços por parte da alta diretoria da empresa, a bolha estourou. O chamado efeito manada fugiu à comunicação e aos fundamentos.
Continua...