Relações com Investidores

GLOBALRI: PIONEIRISMO NAS RELAÇÕES COM INVESTIDORES

Uma das precursoras nas Relações com Investidores no Brasil, numa época em que a atividade ainda engatinhava no país, a economista Doris Pompeu é sócia-diretora e fundadora da GlobalRI, desde 2005. A princípio, a empresa surgiu como uma consultoria, estruturando programas e áreas de RI e dando apoio operacional. Nos últimos três anos, passou por uma reestruturação interna de processos e posicionamento no mercado e, com isso, passou a atuar como centro integrado de serviços em RI e Comunicação Corporativa.

Essa reestruturação possibilitou a verticalização de alguns serviços que eram terceirizados, tais como a criação e design de relatórios anuais e planejamento e programação de sites, hoje realizados internamente. Na avaliação de Doris, essa estratégia permitiu o maior controle sobre a qualidade e prazos de entrega, além de reduzir custos. Hoje a empresa possuiu soluções completas para RI e Comunicação Corporativa, divididos em três principais pilares de atuação: Consultoria e Conteúdo; Apoio Operacional; e Inteligência de Mercado. Com uma equipe interna enxuta - são apenas 10 pessoas, todos experientes no mercado financeiro - conta, ainda, com pessoal de apoio terceirizado.

A empresa, sediada em São Paulo, busca sempre maior proximidade com o cliente. No caso do RI, a ideia é a de deixar a área focada na sua atividade-fim, que é a de ser o interlocutor da empresa com os seus investidores. "O RI deve estar voltado para suas funções de administrar expectativas e se relacionar diretamente com os investidores. Ele não pode perder muito tempo com o operacional, administrar o site da empresa e ainda gerar conteúdos", diz o economista Paulo Henrique Praes, sócio da GlobalRI desde abril de 2007 e especialista em análise de investimentos e gestão de carteiras. "Além disso, damos apoio ao RI na definição de estratégias como, por exemplo, a de atingir o seu público alvo ou caso a empresa queira fazer a opção por este ou aquele tipo de investidor. Ou seja, ajudamos a definir qual o seu posicionamento no mercado, elaboramos as agendas de atividades, fazemos pesquisas e análises de target que vão dar o suporte para a atividade de RI", complementa Doris.

Continua...