Abertura de Capital

O QUÊ O MIDDLE MARKET DEVE SABER ANTES DE ABRIR O CAPITAL?

Tornar-se companhia aberta e realizar uma oferta pública inicial (IPO, em inglês) de ações, traz vários benefícios para uma empresa do middle market que deseja crescer. O principal é obter os recursos financeiros necessários para investir em novos projetos que garantam o crescimento. Não menos importante, porém, é a criação de liquidez para as ações − que favorece fundadores, novos acionistas e empregados − e a manutenção de um mercado permanente para futuras emissões e capitalizações.

Para que esses benefícios se materializem para a empresa, a oferta pública inicial e a entrada no mercado de ações devem ser bem-sucedidas, o que pressupõe bons fundamentos econômico-financeiros, boas práticas de governança corporativa já implantadas e a definição de um preço de emissão que seja justo para os antigos acionistas e ao mesmo tempo ofereça atratividade para os novos tomadores.

Todavia, tais condições, embora necessárias, não são suficientes. Senão, como explicar casos de insucessos (que não são poucos) dentre IPOs de empresas que reuniam bons fundamentos, boa governança e cujas ações foram lançadas no mercado a preços supostamente justos? Na realidade, o sucesso de uma IPO depende também de um bom trabalho de preparação, que tem como finalidade principal desenvolver uma comunicação eficiente da empresa com o mercado, criar o disclosure adequado e atingir, a cada momento, o público certo. O que, à primeira vista, pode parecer um ponto secundário do processo é, na realidade, um dos mais decisivos.

Várias companhias novas têm uma percepção errada sobre essa questão e consideram que só irão precisar de uma boa consultoria de relações com investidores (RI) quando suas ações já estiverem sendo negociadas no mercado. Perdem com isso um tempo precioso e, muito comumente, ficam em desvantagem comparativa em relação às companhias bem assessoradas, que já desenvolveram uma boa estrutura de RI. E o maior problema é que recuperar a credibilidade em um papel que teve um lançamento malsucedido é muito mais difícil do que trabalhar antecipadamente para formar uma boa imagem.


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