A Revista RI em seus 17 anos tem procurado trazer para reflexão os temas mais relevantes para o mercado de capitais, notadamente para os profissionais de Relações com Investidores, ao mesmo tempo em que abre espaço para o registro das conquistas e desafios que permearam a história do IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.
Nesse período, ocorreram períodos de avanços e momentos de recuo no mercado de capitais. Apesar disso, a Revista RI prossegue fazendo um trabalho diferenciado e expandindo o arcabouço de discussão.
Destacamos o apoio proporcionado pelo publisher Ronnie Nogueira para que o Conselho Editorial formado com pessoas de vasta experiência no mercado de capitais buscassem em ricos debates, agregar novas oportunidades e temas para a publicação.
A agregação de novos espaços editoriais para outras entidades de mercado só soma para o leitor. Diversos pontos de vista colaboram para enriquecer o debate e ampliam as informações disponíveis, além de consolidar a Revista RI como “o veículo de comunicação” do mercado de capitais brasileiro.
Esta edição comemorativa, registra o marco histórico - dos também 17 anos - de atividades no Instituto: a obtenção do registro da profissão de Relações com Investidores na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). O IBRI comemora a conquista que está em linha com a missão de desenvolver e valorizar o profissional de RI.
A crescente profissionalização do RI é uma importante frente de atuação do IBRI que tem procurado estimular os profissionais a buscarem a Certificação, novas habilidades e conhecimentos.
Considerando o contexto atual da economia brasileira, o desafio para os profissionais da área é focar na diferenciação da companhia, explorando suas vantagens competitivas. Em períodos de crise, o RI deve aumentar o diálogo com a comunidade de investimentos, não se recusando a abordar assuntos delicados para a empresa. É momento oportuno para desenvolver competências para liderar em momento de crise e adotar as melhores práticas de comunicação.
A história mostra que em momentos de crise é vital um diálogo constante e sincero com o mercado.
Em termos de avaliação mais adequada da comunidade internacional para investimentos na economia brasileira, o IBRI defende, também, a existência dos profissionais de Relações com Investidores do setor público com a missão de informar com credibilidade os investidores mundiais e ao mesmo tempo em que trazem a avaliação global para os ajustes necessários e melhoria das perspectivas do país.
Neste momento de comemoração dos 17 anos da Revista RI, parabenizamos a equipe executiva da publicação pelo importante papel de disseminar as boas práticas de Relações com Investidores para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro.
Geraldo Soares
é presidente do Conselho de Administração do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).
ibri@ibri.com.br