Em Assembleia Geral Ordinária, realizada no último dia 25, em São Paulo, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) definiu os nomes dos nove associados que farão parte do Conselho de Administração para o mandato de 2014 a 2016. Após a escolha, os novos conselheiros reelegeram Sandra Guerra como presidente do órgão.
A executiva foi a primeira mulher a ocupar a posição no Instituto. Co-fundadora do IBGC em 1995 e mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, Sandra é sócia-diretora da Better Governance e membro do conselho do International Integrated Reporting Council (IIRC). Já atuou na Solvi Participações, Grupo Itapemirim e Coteminas.
Neste ano, a eleição do IBGC teve a participação de 15 candidatos. Destes, cada associado pode indicar até nove nomes para compor o colegiado. A votação aconteceu por meio eletrônico (internet), por procuração e presencialmente durante a assembleia. O anúncio dos vice-presidentes será realizado em abril.
A composição do conselho teve 89% de renovação neste ano e manteve a presença de um terço de mulheres entre seus integrantes reforçando a diversidade de gêneros, um dos aspectos que tem sido defendido pelo IBGC.
Desde 1995, o Instituto contribui para o desempenho sustentável e influencia os agentes da sociedade no sentido de mais transparência, justiça e responsabilidade. Dessa forma, o IBGC promove cursos, palestras, fóruns, congresso anual e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. O Instituto conta, ainda, com o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, que permite ao participante adquirir mais conhecimento sobre um conjunto de temas necessários para o seu bom desempenho dentro das organizações.
Atualmente, hospeda as atividades da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, uma rede global que busca fomentar a adoção das boas práticas nas organizações. Ainda no âmbito internacional, o IBGC integra a rede de Institutos de Gobierno Corporativo de Latino América (IGCLA) e Global Network of Director Institutes (GNDI), grupo que congrega institutos de Governança ao redor do mundo.