IBRI Notícias

IBRI MULHERES REALIZA EVENTO SOBRE LIDERANÇA E EQUIDADE DE GÊNERO

O primeiro evento do Grupo IBRI Mulheres foi promovido no dia 17 de junho de 2020, às 18 horas, para debater “Liderança e Equidade de Gênero”. “O IBRI Mulheres tem a visão de ampliar a presença feminina no mercado de capitais, desenvolver maior integração entre os gêneros e, principalmente, enaltecer as histórias de pessoas com carreiras consolidadas”, declarou Sandra Calcado, coordenadora do Grupo IBRI Mulheres e gerente de Relações com Investidores da Log-In Logística Intermodal.

Em função disso, o Grupo criou quatro frentes de atuação: grandes referências; desenvolvimento; equilíbrio e networking. De acordo com a coordenadora do IBRI Mulheres, não há pré-requisito para se engajar em qualquer uma das frentes, “basta ser associada do IBRI e que tenha vontade de participar e contribuir”.

Foi organizado, também, um Grupo IBRI Mulheres no WhatsApp. “A ideia é criar formas efetivas de integração das associadas. Quem tiver interesse em participar do Grupo no WhatsApp ou das frentes de atuação, pode entrar em contato com o IBRI”, complementou Sandra Calcado.

Para celebrar o lançamento do grupo IBRI Mulheres, ocorreu webinar sobre “Liderança e Equidade de Gênero”. Na ocasião, Andrea Almeida, Diretora Executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras, foi convidada para compartilhar suas experiências profissionais e pessoais e como encarar os desafios.

Eleita pela revista Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil em 2020 e uma das 50 mulheres mais poderosas do mundo pela Fortune em 2019, Andrea Almeida é formada em Engenharia de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ela ingressou na Vale como trainee e permaneceu por 25 anos na empresa, tendo passado por diversas áreas relacionadas a Finanças.

Os desafios sempre estiveram presentes na vida profissional e pessoal da executiva. De acordo com Andrea Almeida, “aceitou aqueles que surgiram com um frio na barriga e se preparando da melhor maneira para encará-los”. “Precisamos ter humildade e reconhecer que é preciso estudar sempre. Finanças é uma área que muda toda hora”, exemplificou.

Em sua visão, para encarar uma mudança na carreira, é preciso trabalhar nos pontos em que acredita que devem ser melhorados para se sentir confortável em exercer a posição almejada. “A mudança é difícil, mas traz uma energia que é muito boa e faz a gente crescer e evoluir”, complementou.

Mudanças internacionais e o convite da Petrobras
Ao longo da carreira, Andrea Almeida teve a oportunidade de trabalhar fora do Brasil (Suíça, Canadá) e entrar em contato não apenas com diversas culturas, mas também com profissionais de características diferentes dos brasileiros. É importante se considerar a opinião dos demais como melhor prática de liderança, observou.

Essas experiências a ajudaram a construir a líder que ela desejava ser, ou seja, alguém que trata todos da mesma forma, é flexível, aceita desafios e “só faço o que é certo”, acrescenta. Para Andrea Almeida, a construção do líder que queremos ser começa pelos exemplos bons e ruins que nos deparamos. Em determinado momento de sua carreira, ela teve a oportunidade de montar sua equipe e relata que escolheu pessoas com perfis diferentes do seu.

“Isso me ensinou muito a como lidar com pessoas diferentes e a entender como elas pensam, para que eu possa sugerir que escolham determinado caminho”, compartilhou.

Após 25 anos trabalhando na Vale, Andrea Almeida recebeu o convite em maio de 2019 para ingressar na Petrobras e aceitou encarar mais um desafio em sua carreira. “Eu não estava esperando”, lembra. Ao falar sobre igualdade de gênero na empresa, ela conta que, no geral, 16% dos funcionários da Petrobras são do público feminino, já na liderança esse número salta para 22% e no Conselho de Administração são 30%. “Temos mulheres na operação, o que é muito legal”, comemorou.

Em sua mensagem final, Andrea Almeida destacou que é importante não desistir dos sonhos. “Nunca desista. Se você acredita em algo, vá atrás disso”, encerrou. “Este evento foi um marco e um pontapé inicial muito importante para o crescimento do IBRI Mulheres”, concluiu Sandra Calcado.

A videoconferência “Liderança e equidade de gênero” foi uma realização do IBRI Mulheres com apoio do InspIR Group.

Segue link para a videoconferência:
www.ibri.com.br/Upload/Arquivos/novidades/4184_Webinar_do_Grupo_IBRI_Mulheres_Lideranca_e_Equidade_de_Genero.mp4


Continua...