#VIVIPRAVER é um livro especial. A partir de histórias exemplares vividas pela autora, testemunha uma inspiradora caminhada e permitirá boas reflexões a todos que se interessam pelo propósito das organizações, pelas questões fundamentais da humanidade e pelo futuro do nosso planeta.
Muitos entendem que a humanidade está contra as cordas e que estamos em marcha batida para uma inexorável tragédia que irá afetar profundamente a forma como vivemos, num habitat que estamos exaurindo. A leitura desta obra pode trazer algum otimismo ao mostrar como histórias de vida exemplares podem nos motivar a lutar pelo mundo que queremos e merecemos.
Como pano de fundo temos a evolução da ideia de sustentabilidade, que passa pelo conceito do triple bottom line cunhado por John Elkington em 1994, até chegar aos dias de hoje, quando as empresas consolidam as práticas e a agenda ESG/ASG, refletindo o foco nas questões ambientais, sociais e de governança. O debate sobre o “capitalismo de Stakeholders” coloca em nova perspectiva o papel das empresas, inserindo dimensões que transcendem o econômico.
Acompanhar a história de vida de Sonia Consiglio Favaretto, com uma trajetória profundamente envolvida com a sustentabilidade, poderá jogar luz sobre a caminhada possível e motivar os leitores deste livro a sair da sua zona de conforto e a assumir efetivo protagonismo.
A autora nos brinda com seu estilo leve e envolvente, apresentando uma coletânea de eventos, vivências, aprendizados e reflexões em diferentes momentos de sua vida. Essa leitura permitirá um mergulho no fascinante mundo das pessoas comprometidas com as causas da sociedade.
A trajetória de Sonia e sua consistente experiência dão valor a esta obra, escrita com a precisão e paixão de quem nasceu jornalista e retrata o seu encontro e envolvimento com as questões socioambientais.
Como jornalista ela desenvolveu o pensar, elaborar e comunicar. Como executiva lidou com sucessivos desafios ao liderar áreas de comunicação, recursos humanos e investimento social. Vivenciou fusões e aprofundou sua sensibilidade lidando com diferentes culturas. Acumulou aprendizados sobre pessoas, aspirações, dificuldades e relacionamentos.
Seu olhar humanista logo a levou a um profundo envolvimento com as questões da responsabilidade social e ambiental. Desenvolveu uma exitosa jornada como colunista, instrutora, palestrante e painelista que a transformou em referência e a levou a participar de importantes conselhos, comitês e instituições. Presidiu o Conselho do ISE-Índice de Sustentabilidade Empresarial, o Board da Rede Brasil do Pacto Global e integrou as delegações brasileiras em várias Conferências das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.
Pelo seu trabalho, recebeu em 2016 o importante reconhecimento de SDG Pioneer pela United Nations Global Compact como uma das dez pessoas do mundo que mais contribuem para o avanço dos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Essa jornada pessoal está associada à evolução que nos trouxe aos dias de hoje. A autora nos envolve com suas histórias e nos conecta com desafios tão bem traduzidos nos ODS e retratados no livro. Todos somos, de alguma forma, responsáveis pela construção de ações ligadas a saúde e bem-estar, igualdade de gênero, educação de qualidade, redução de desigualdades, consumo e produção responsáveis, mudanças climáticas, emprego digno e crescimento econômico.
Vamos fruir destas histórias, contadas com a serenidade e segurança de quem sabe o valor da vida e dignificadas pela generosa referência a tantas e diferentes pessoas que as compartilharam.
Este livro mostra a verdade de quem se propôs a trabalhar para “...deixar um mundo melhor para os filhos do mundo”. Certamente nos ajudará a crescer, estimulados pela riqueza dessas experiências.
Antonio J Matias
é consultor e membro de Conselhos de Institutos e Fundações do Terceiro Setor.
antonio@matiasconsultores.com.br