IBRI Notícias

PROGRAMA DE MENTORING DO IBRI PERMITE ATENDIMENTO CUSTOMIZADO

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) oferece aos associados, de forma gratuita, o Programa de Mentoring. Rodrigo Lopes da Luz, membro do Conselho de Administração do IBRI e coordenador do Programa de Mentoring, concedeu entrevista a respeito.

IBRI: Quais são os objetivos do Programa de Mentoring do IBRI?

Rodrigo Luz: O Programa de Mentoring está em linha com a missão do IBRI de valorizar e aperfeiçoar os profissionais de Relações com Investidores. É uma iniciativa que busca o compartilhamento de experiências e a busca de melhores práticas. Por exemplo, um profissional de Relações com Investidores que acabou de assumir o cargo, independentemente da instituição, tem uma série de assuntos que precisa se envolver: divulgação de resultados, compliance, Comunicação, Assembleias, entre outros. O Programa de Mentoring busca conectar profissionais experientes, que já atuam na área de RI, com os interessados em absorver conteúdo em um curto período de tempo. Ou seja, é uma forma de compartilhar conhecimentos; fortalecer a rede de contatos; e desenvolver perspectivas complementares para a carreira. Existem diversos modelos de programas de mentoria. Alguns são estruturados, outros mais abertos, e o do IBRI, eu gosto de chamar “à la carte”. É um programa customizado. O mentor (a) tem a liberdade para entender quais são as demandas e as necessidades do (a) mentorado (a) para que possam ser atendidas nos encontros de mentoria. Isso possibilita que não se torne um Programa de Mentoring muito engessado. Há diretrizes que o (a) mentor (a) pode abordar, como a visão dele (a) sobre Relações com Investidores, o que é um órgão regulador, como o profissional precisa comunicar, entre outros tópicos, mas há liberdade para ir além dos aspectos básicos do dia a dia. Até o direcionamento de quem será o (a) mentor (a) pode ser definido por uma conversa preliminar com o (a) mentorado (a), em que se indica o que esse (a) profissional procura. Por exemplo, se deseja um (a) mentor (a) que fique mais focado em explicar tópicos básicos do dia a dia, ou se deseja uma troca de conhecimentos com um mentor sênior sem ficar muito restrito à parte teórica, chegando até mesmo à possibilidade de ter um (a) mentor (a) com experiências com companhias do exterior, que possa definir as diferenças das listagens nacionais e internacionais. Enfim, o intuito é suprir a demanda inicial que o (a) mentorado (a) mencionou na ficha de inscrição. Essa customização do Programa de Mentoring do IBRI permite receber desde mentorados que ainda não estão inseridos na área de Relações com Investidores e pretendem migrar para RI, passando por profissionais em início de carreira, e até alguns em posição de gestão, com vários anos de experiência, que possuem alguma demanda específica ou buscam atualização. De todo modo, o processo sempre será de troca de experiências, e não de tutoria unilateral.

IBRI: Como se desenvolve o programa em termos de estrutura, encontros e requisitos?

Rodrigo Luz: Apesar de ser bem adaptável às demandas do (a) mentorado (a), o programa tem regras básicas para o bom convívio entre as partes envolvidas e para gerar bons resultados. Inicialmente, a ideia é que no primeiro encontro o (a) mentorado (a) já saia com uma agenda definida: calendário, temas a serem abordados, entre outras questões. Assim, o (a) mentorado (a) já sai do primeiro encontro com a agenda do próximo. O Programa de Mentoring também exige no mínimo três encontros individuais, mas podem ser mais, dependendo da necessidade. Esses encontros podem ser on-line ou presenciais. A partir do início da pandemia de Covid-19, os encontros on-line foram mais utilizados. E essas reuniões duram aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Nesse sentido, os principais requisitos para um (a) profissional participar do Programa de Mentoring é ser associado do IBRI e ter disponibilidade de agenda para frequentar, no mínimo, esses três encontros de 1 hora e 30 minutos.

IBRI: Como se inscrever no Programa de Mentoring do IBRI? É gratuito?

Rodrigo Luz: Normalmente a duração do Programa de Mentoring é de um semestre. Em geral, realizamos duas edições por ano. Agora estamos lançando a quinta edição. Eu coordeno desde a terceira edição. Então, neste período que eu estou na coordenação, tenho visto muitas coisas interessantes, como, por exemplo, profissionais que não são associados ao IBRI e se associam pelo desejo de participar do Programa, uma vez que essa é uma condição para ser um (a) mentorado (a). Ou alguns casos em que a pessoa gosta tanto e cria uma conexão tão grande com o mentor que, desde a terceira edição, o mentorado mantém esse contato e essa troca de informações. Então, como comentei anteriormente, são no mínimo três encontros de 1 hora e 30 minutos, mas não há um máximo. Por vezes, cria-se uma relação pessoal e profissional que pode durar enquanto ambos acharem interessante, fortalecendo a carreira dos profissionais. Vale ressaltar que a participação é gratuita para associados do IBRI. Uma forma de permitir que o (a) associado (a) do Instituto tenha um diferencial de conhecimento em relação a outros profissionais do mercado. Também é importante destacar que antes de preencher a ficha de inscrição, o associado faça uma análise de disponibilidade de tempo para se dedicar ao Programa. Uma comissão de profissionais do IBRI realizará esforços para juntar mentor (a) e mentorado (a) por afinidade e, eventualmente, por localização (facilitando os encontros presenciais, caso haja preferência).


Continua...