RELATÓRIO INTEGRADO:
O FUTURO DO RELATO
por ROBERTO GONZALEZ
Há alguns anos, o Global Reporting Initiative (GRI) começou a discutir que um dos fatores que poderiam contribuir para o aperfeiçoamento dos relatórios anuais era integrar as demonstrações contábeis com as informações socioambientais. Esse debate culminou na criação do Conselho Internacional para Relatórios Integrados em 2010.
O Conselho trabalha para a existência de um relato organizado de forma integrada. Afinal, será que as demonstrações contábeis não podem ser apresentadas levando em consideração os dados socioambientais? E mais: o relato socioambiental não pode levar em conta o impacto econômico-financeiro?
Tais ponderações não deveriam existir, pois tratam-se de uma proposição real. Todas essas informações agrupadas em um relato deveria ser algo natural. Por exemplo, podemos fazer uma analogia com a Gestão da Qualidade nas empresas, demonstrando a importância que ela ganhou com o tempo. Em 1940, não tinha a relevância que tem hoje.
O que isso tem haver com a contabilidade? Se pegarmos os balanços, os investimentos em pesquisas e custos com ISOs 9000, por exemplo, veremos que estão presentes nas demonstrações contábeis, mas no passado não estavam. Hoje uma informação de Qualidade é estratégica, é fundamental. Atualmente, não podemos imaginar uma empresa sem qualidade na gestão. Por isso, acredito que a Sustentabilidade irá trilhar um caminho muito semelhante àquele que a Qualidade trilhou. Com o passar do tempo vai ser natural que o relato seja integrado.
Continua...