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METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE MARCA

A avaliação de marca tem sido bastante utilizada para a quantificação financeira deste ativo em casos de Fusão e Aquisição, principalmente quando existe a necessidade de se registrar o valor econômico-financeiro deste ativo para justificar uma alocação do valor do goodwill da aquisição (PPA - Purchase Price Allocation).

Para este reconhecimento, a norma internacional IAS 38 caracteriza o reconhecimento de um ativo deve atender a dois requisitos basicamente: 1) Definição do ativo intangível; e 2) Critério de reconhecimento. Um ativo é identificável quando: é separável, isto é, capaz de ser separado ou dividido da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, tanto individualmente como junto de um contrato; e é sustentado por um contrato ou outras formas de proteção legal. E neste sentido, a identificação de uma marca como ativo muitas vezes não é o mais complicado do processo, pois parte de conceitos muito básicos no negócio.

Porém, muitas vezes o difícil é encontrar uma metodologia que forneça uma referência primária para a avaliação. O artigo aqui traz uma discussão sobre as metodologias de avaliação de marcas existentes e suas vantagens e se podem (ou não) serem usadas como referências primárias ao processo.


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