IBRI Notícias

PESQUISA IBRI-DELOITTE MAPEIA OS DESAFIOS DAS PMEs RUMO À ABERTURA DE CAPITAL

A participação das pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado de capitais brasileiro ainda é baixa, como identificou o estudo “Rumo à abertura de capital - As percepções das empresas emergentes sobre os entraves e benefícios”, realizado pelo IBRI e Deloitte. O levantamento foi obtido junto a 73 empresas com faturamento até R$ 1 bilhão e divulgado na 15ª edição de Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais, no dia 4 de julho de 2013, em São Paulo (SP).

De acordo com Bruce Mescher, sócio-líder da área de Global IFRS and Offerings Services (GIOS) da Deloitte, e Ricardo Florence, diretor-presidente do IBRI, se comparado com outros mercados, como China, Índia ou Estados Unidos, a participação das empresas desse porte na Bolsa brasileira ainda deixa a desejar. “As PMEs ficaram, em grande parte, de fora da evolução do mercado de capitais na última década”, apontou Mescher.

Ele mencionou que 62% das empresas consultadas ainda consideram que o IPO (do inglês Initial Public Offering) no Brasil é inacessível para as PMEs, o que coincide com o fato de 93% dos participantes destacarem que o processo ainda não é uma experiência relativamente simples, com questões como os custos relacionados e a necessidade de estímulos, como políticas de incentivo fiscal e menores exigências para listagem.


Continua...