Sustentabilidade

INTEGRAR É A PALAVRA DE ORDEM!

Contabilidade integrada à sustentabilidade, integrados à estratégia de gestão. Tudo converge para o novo paradigma de transparência empresarial: o Relato Integrado.

Para divulgar os resultados da atuação socioambiental e mostrar como as estratégias desses desempenhos estão atreladas à operação, à governança corporativa e aos resultados dos negócios, muitas organizações publicam relatórios anuais de sustentabilidade, promovendo uma prestação de contas transparente, equilibrada e que atenda as expectativas dos diversos públicos com os quais se relacionam.

Da mesma forma, a prestação de contas aos acionistas de uma companhia costuma ser feita por meio do relatório de administração e demonstrações contábeis (DCs), que têm o objetivo de fornecer, entre outras informações, dados sobre a posição patrimonial e operacional da entidade. No entanto, por sua vez, tais documentos são escassos de informações não-financeiras.

O que é ideal publicar, então? A resposta é simples: o relato integrado. Para trazer transparência aos resultados e agregar valor à como os investidores valorizam a companhia, grande parte das organizações estão avaliando a publicação do relato integrado, uma abordagem mais recente de defender que resultados financeiros, ambientais e sociais sejam tratados da mesma maneira, em todos os documentos que se tornarem públicos.


Continua...