Comunicação

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO CORRETA NA PROPAGANDA SOBRE INVESTIMENTOS

Todos que militam no mercado financeiro conhecem (ou ao menos deveriam conhecer) as regras rígidas de comunicação sobre rentabilidade dos produtos. As lâminas e os prospectos dos fundos de investimento, por exemplo, são obrigadas a trazer a frase “Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura”. A CVM é bem objetiva quanto à clareza da comunicação nesse aspecto, proibindo que o distribuidor garanta rentabilidade em fundo ou em um produto de risco. Infelizmente, essa prática não é seguida por outros segmentos econômicos.

Já por duas vezes fomos surpreendidos com propagandas de imóveis que fazem qualquer pessoa acreditar que investir em imóveis é a melhor coisa do mundo, superando até atividades ilícitas. A segurança que está no inconsciente coletivo de que o investimento em imóvel é algo seguro se aliou a uma impressionante rentabilidade de fazer inveja e não há quem resista a comprar um imóvel nessas condições.

A primeira vez que vimos algo do gênero foi num outdoor na Rodovia Raposo Tavares. Nós, oriundos do mercado financeiro, logo pensamos: “nossa, mas será que não há uma ‘CVM para imóveis’? É inacreditável o que estamos vendo!”.

Semana passada, recebemos num sinal de trânsito um panfleto de um investimento imobiliário em São Paulo. Com fundo amarelo e em bastante evidência, a propaganda dá um enorme destaque à comparação da rentabilidade dos imóveis no bairro com diversos indicadores financeiros, como poupança, inflação e Taxa Selic. Seria normal se não fosse a maneira apresentada. Afinal, qualquer pessoa deseja ser chamada de inteligente e o panfleto mexia exatamente com essas questões emocionais. Tudo começava assim: “Inteligência significa aproveitar o desenvolvimento da região.” E ai de você se não aproveitar!


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