Educação Financeira

O DESCONTROLE FINANCEIRO ALHEIO PODE AFETAR O SEU BOLSO

Você sempre tirou nota 10 em matemática, é extremamente controlado com suas finanças pessoais e tem significativo conhecimento do mercado financeiro? Ainda assim, é muito provável que você seja vítima da falta de educação financeira. É que a educação financeira não age apenas na unidade, ela age diretamente no conjunto.

Olhando o problema da perspectiva macroeconômica, podemos ver que o Brasil está perdendo seu bônus demográfico. Para entender o bônus demográfico, vamos olhar as finanças de uma pessoa que começou a trabalhar e a acumular riqueza aos 20 anos.

Assim o fez até os 65, quando se aposentou e passou a usufruir aquilo que acumulou na fase mais produtiva da vida. Quando um país tem a maior parte da sua população entre os 20 e os 65 anos, ele tem uma grande oportunidade de enriquecer. Não é o que acontece hoje no Brasil.

Segundo o Fundo Monetário Internacional entre os anos de 1980 e 2012, o Brasil conseguiu investir em média 18,4% do produto interno bruto. Em uma amostra de 40 países, estamos na 38º colocação - à frente apenas do Reino Unido (17,3%) e do Uruguai (16,5%). Evidentemente estamos muito distantes do primeiro lugar, a China, com 40,8%. Mas o que assusta é estarmos atrás também de nossos principais concorrentes, Índia (26,9%), Rússia (22,6%) e o vizinho Chile (23,7%). Segundo as previsões do governo nos próximos cinco anos, nossa taxa de poupança deve subir para 22,4%. Já o Chile prevê investimentos de 24% do PIB.


Continua...