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A FSB - maior agência de comunicação corporativa do Brasil e a 22ª do mundo - lançou, em dezembro último, na BM&FBovespa, uma nova unidade de negócios especializada na comunicação com o mercado de capitais. A FSB Relações com Investidores tem como foco gerar valor para as empresas, tendo a frente, como diretor da nova área, o jornalista Alcides Ferreira, especialista no setor.
Em fins de 2000, depois de passar por vários órgãos de imprensa, como a Folha de S. Paulo e Agência Estado, o jornalista Alcides Ferreira decidiu que era o momento de deixar de atuar em empresas só focadas em comunicação, e buscar outros desafios. Foi para o Deutsche Bank e Tendências Consultoria e depois se tornou diretor de comunicação da BM&FBovespa, até que aceitou o convite para ser o diretor da FSB RI: “Depois de 12 anos, achei que era hora de voltar para uma empresa que tivesse a comunicação como atividade-fim, porque o momento me parece extremamente promissor”, diz o diretor - que, diante dessa realidade, foi para o outro lado do balcão e está chefiando a nova unidade de negócios da FSB. “Nosso foco é gerar valor para a empresa. A estrutura vai aproveitar as grandes sinergias existentes com outras unidades de negócio da FSB, tais como: digital, publicidade, análise de mídia, design e, claro, relação com a imprensa”. Em nota, o diretor geral de operações da FSB em São Paulo, Melchiades Filho, afirma: “O foco no RI será a excelência no atendimento e a qualidade na entrega que caracterizam a FSB e fizeram dela a líder no setor”.
Segundo o novo diretor, a FSB RI vai oferecer todos os serviços tradicionais de Relações com Investidores, como a criação de sites para investidores, press releases, elaboração de vídeos, apresentações e eventos com analistas, mas com um diferencial: “Vamos oferecer todos os serviços, inclusive aqueles que possuem maior viés financeiro, como targeting e relacionamento com investidores e analistas. Queremos atender o cliente em todas as suas necessidades de comunicação porque a FSB é uma plataforma completa nesse sentido”, conta. Entre os potenciais clientes: as companhias com ações em Bolsa, instituições com forte demanda por comunicação na área financeira e as empresas que analisam a possibilidade de fazer sua abertura de capital.
Além da ampliação de sua oferta, a FSB também pretende aproveitar a tendência de crescimento do mercado de capitais no Brasil. Para Alcides Ferreira, a atividade de RI é extremamente promissora nos dias de hoje, pois com as reformas regulatórias realizadas ao longo dos anos 2000, a Bolsa brasileira se tornou uma das cinco maiores do mundo em valor de mercado, assim como em negócios e volumes. E o Brasil está hoje entre as 10 maiores economias do mundo.