A Governança tem quatro princípios: Transparência, Prestação de Contas, Equidade e Responsabilidade Corporativa. Se formos separar quatro atributos da informação contábil poderemos ter: Tempestividade, Compreensibilidade, Confiabilidade e Comparabilidade e, mais recentemente, temos os seis capitais apresentados no framework do IIRC, que são: Financeiro, Natural, Manufaturado, Social/Relacionamento, Intelectual e Humano.
Como que essas palavras podem se inter-relacionar? Se conseguirmos demonstrar os vínculos que existem entre as palavras, teremos dado um passo para a sinergia das práticas empresariais, então vamos lá:
CAPITAL FINANCEIRO
Primeiramente falaremos do que comumente o mercado considera o principal capital que é o financeiro. É fundamental que o fluxo financeiro disponível à Companhia seja prestado contas aos investidores e demais públicos estratégicos de forma compreensível. Poderíamos também dizer que o endividamento dos financiamentos obtidos para o capital financeiro deve ter a transparência da apresentação da sua amortização ao longo do tempo. Poderíamos aqui vincular o capital financeiro com todos os princípios da Governança e alternadamente com todos os atributos característicos da informação contábil. O importante é a reflexão da relação existente, para definir o que fazer para praticar essa relação.
CAPITAL HUMANO
Podemos vincular o capital humano no momento, por exemplo, dos gerentes liderarem seus profissionais na execução da estratégia com a compressibilidade que essas informações devem ser passadas para a equipe e a equidade como todos devem ser tratados, aqui teremos também um vínculo com as despesas de pessoal, ou conceitualmente o investimento nos profissionais que trabalham na companhia e como essas informações devem chegar aos usuários da informação corporativa, seja ela contábil ou não contábil. Outro vínculo que podemos fazer com o capital humano é a confiabilidade sobre as práticas de responsabilidade corporativa com o público interno, tanto para este público como para o público externo. Ao dar publicidade a essas práticas com o seu impacto contábil/financeiro em seus diversos relatos, seria aconselhável que todos fossem objeto de verificação externa e não apenas as Demonstrações Contábeis.
CAPITAL MANUFATURADO
Em relação ao capital manufaturado podemos dizer que a prestação de contas, por exemplo, da infra-estrutura da companhia deve ser apresentada de forma comparativa para demonstrar a evolução da infra-estrutura existente ao longo do tempo. Espera-se que isso esteja presente não só nas Demonstrações Contábeis propriamente ditas, mas seja complementado nos outros relatos. Também se pode abordar que as edificações das companhias possuem certificações, por exemplo Green Building, que tem um forte vínculo com a responsabilidade corporativa e essas informações públicas deve ser compreensível a todos os públicos estratégicos da companhia, ou seja, equidade na comunicação.
CAPITAL SOCIAL / RELACIONAMENTO
No tocante ao capital social e de relacionamento, podemos dizer que a apresentação, por exemplo, nas demonstrações contábeis do Balanço Social como informação suplementar e que tenha passado pelos mesmos crivos dos dados contábeis obrigatórios contribui para a confiabilidade dessa informação e, com isso, torna-se público práticas de responsabilidade corporativa da companhia. Esse capital também pode ser vinculado com comparabilidade, pois os dados de relacionamento com os diversos públicos estratégicos devem ser apresentados de forma evolutiva e com a prestação de contas aos investidores e demais públicos estratégicos.
CAPITAL NATURAL
Em relação ao capital natural, é fundamental que uma indústria demonstre, por exemplo, como é a utilização da água no processo produtivo, qual o custo que isso tem para a companhia etc. Dessa forma a companhia deve procurar dar transparência às informações sobre esse processo de forma que todos compreendam. Se a utilização desse capital pela companhia for pequena, a reflexão pode ser, por exemplo, como a empresa contribui para a conscientização da altíssima relevância desse capital a sobrevivência no planeta e, além de fazer ações nessa direção, prestar contas aos públicos estratégicos, principalmente aos investidores demonstrando o papel estratégico dessa ação e visibilidade positiva de imagem e reputação à companhia.