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A BrandAnalytics, divisão da Millward Brown Vermeer para América Latina, em conjunto com a WPP, publica desde 2012 o Ranking BrandZTM das 50 Marcas Latino Americanas Mais Valiosas, que abrange 6 países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Perú. Este artigo ilustra os principais resultados deste estudo, bem como a metodologia de cálculo do valor da marca. Este trabalho foi publicado no Financial Times.
Principais resultados do ranking
Em 2014 o valor total das 50 marcas mais valiosas apresentou uma queda de 4,5% em relação a 2013, passando de US$ 135,3 bilhões para US$ 129,2 bilhões.
Pelo segundo consecutivo a marca mais valiosa da América Latina foi a Corona, cerveja Mexicana pertencente ao Grupo Modelo, que passou a ser 100% controlado pela Belgo-Brasileira AB Inbev em 2013. A marca foi avaliada em USD 8 bilhões – aumento de 21% em relação a 2013 – o que demonstra a força de uma marca com sólido posicionamento e altamente apreciada pelos consumidores, tanto no México como em outros países.
O segmento de cerveja demonstrou uma predominância da categoria de cervejas no ranking Latino Americano em 2014, detendo 5 posições entre as 10 mais valiosas.
# | Marca | Valor da Marca 2014 | Variação 2013 x 2014 |
País |
1 | Corona | 8,025 | 21% | México |
2 | Skol | 7,055 | 8% | Brasil |
8 | Brahma | 3,585 | -6% | Brasil |
9 | Águila | 3,565 | -9% | Colômbia |
10 | Modelo | 3,477 | 51% | México |
em USD milhão
As marcas Mexicanas apresentaram pelo segundo ano a maior participação no valor total, com uma contribuição de 33%, seguida pelo Brasil, com 24%.
Região | Contribuição |
México | 33% |
Brasil | 24% |
Chile | 20% |
Colômbia | 16% |
Perú | 4% |
Latam | 3% |
Argentina | 1% |
Total | 100% |
A categoria de Cervejas, Alimentos & Cuidados Pessoais liderou o ranking com uma participação de 33%, apresentando uma variação positiva de 9% em relação ao ano passado. Instituições Financeiras, a segunda colocada, contribuiu com 22% e apresentou uma variação negativa de 3%.
Categorias | Valor total das marcas | % Part. |
Variação 2013 x 2014 |
Cervejas, Alimentos & Cosméticos | 42,514 | 33% | 9% |
Instituições Financeiras | 28,440 | 22% | -3% |
Varejo | 24,620 | 19% | 14% |
B2B (Energia e Industrial) | 14,172 | 11% | -19% |
Serviços (Telecoms e Linhas Aéreas) | 19,446 | 15% | -5% |
Total | 129,190 | 100% | -5% |
em USD milhão
Entre as 10 marcas que apresentaram o maior crescimento de valor no ranking, o México lidera com 5 marcas, seguido pelo Perú, com 2 marcas.
# | Categorias | Marcas | Valor 2014 |
Valor 2013 |
Var % | País |
1 | Inst. Financeiras | Banorte | 2,494 | 1,567 | 59% | México |
2 | Cerveja | Modelo | 3,477 | 2,301 | 51% | México |
3 | Industrial | Cemex | 2,748 | 2,034 | 35% | México |
4 | Varejo | Liverpool | 2,687 | 2,066 | 30% | México |
5 | Varejo | Lider | 2,486 | 1,932 | 29% | Chile |
6 | Alimentos | Sadia | 2,466 | 1,993 | 24% | Brasil |
7 | Energia | YPF | 1,545 | 1,272 | 21% | Argentina |
8 | Cerveja | Corona | 8,025 | 6,620 | 21% | México |
9 | Cerveja | Pilsen Callao | 1,076 | 899 | 20% | Perú |
10 | Cerveja | Cristal | 1,630 | 1,401 | 16% | Perú |
em USD milhão
O ranking deste ano apresentou 6 novas marcas, sendo 2 do México. O segmento Varejo também se destacou, com 2 novas marcas no ranking.
# | Categoria | Marca | Valor 2014 |
País |
37 | Alimentos | Marinela | 1,182 | México |
40 | Varejo | Ipiranga | 1,103 | Brasil |
42 | Cerveja | Pilsen Callao | 1,076 | Perú |
47 | Varejo | Tottus | 987 | Chile |
48 | Instituições Financeiras | Banamex | 969 | México |
50 | Telecomunicações | Une | 931 | Colômbia |
em USD milhão
Principais destaques
O ranking de 2014 revelou interessantes aspectos do desempenho das marcas, bem como algumas tendências:
Metodologia do Ranking
A metodologia do Ranking BrandZTM das 50 Marcas Latino Americanas Mais Valiosas.considera duas dimensões no processo de avaliação de marcas: “Financeira” e de “Contribuição da Marca”.
1. Dimensão Financeira
Partimos inicialmente do Valor do Negócio, que é representado pelo Market Capitalization (valor das ações na bolsa de valores no período de Setembro’2013 a Março’2014 x número de ações), cuja fonte de dados é a Bloomberg, adicionado da Dívida Líquida (saldo das dívidas de curto e longo prazo, abatido dos recursos em caixa e bancos) em 31/12/2013:
Parte do Valor do Negócio é representado pelo Capital Tangível, que é composto pelo Capital de Giro Líquido (Duplicatas a Receber mais Estoques abatidos Fornecedores/Impostos Correntes a Pagar/Salários e Encargos a Pagar) mais o Ativo Imobilizado líquido (máquinas e equipamentos, edifícios, instalações, etc., líquidos de depreciação):
A diferença entre o Valor do Negócio e os Ativos Tangíveis é representada pelo valor dos Intangíveis, o qual é composto por Marcas, Tecnologia, Capital Humano, Base de Clientes, entre outros.
2. Dimensão de Contribuição da Marca
Para segregarmos dos Intangíveis o Valor da Marca, consideramos o que chamamos de Contribuição da Marca, que representa o quanto a marca contribui no processo de decisão dos clientes e, consequentemente, na geração de valor para os acionistas. A fonte deste dado é a pesquisa de mercado BrandZTM, realizada pelo Instituto de Pesquisas Millward Brown - em 2014 foram realizadas 25.000 entrevistas e pesquisadas aproximadamente 1.000 marcas de 35 categorias. Deste universo foram avaliadas 580 marcas para se chegar ao Ranking BrandZTM das 50 Marcas Latino Americanas Mais Valiosas 2014.
Critérios de elaboração do Ranking
Para classificarmos as marcas mais valiosas foram considerados os seguintes critérios:
1) Avaliamos exclusivamente empresas de capital aberto e com disponibilidade de informações para a segregação entre marcas e os seus segmentos, devendo obedecer aos seguintes critérios:
2) Segregação entre marcas e segmentos: base relatórios anuais das empresas e relatório 20-F (quando aplicável). No caso de empresas de petróleo, por exemplo, segregamos entre Downstream e Upstream. Já no caso de empresas de Telecom, segregamos entre Individual e Corporativo.
Ranking BrandZTM das 50 Marcas Latino Americanas Mais Valiosas
# |
Var. |
Marca |
Categoria |
Valor |
Var % |
País |
Posição |
2014 |
|||||
1 |
0 |
Corona |
Cerveja |
8,025 |
21% |
México |
2 |
1 |
Skol |
Cerveja |
7,055 |
8% |
Brasil |
3 |
2 |
Falabella |
Varejo |
6,084 |
8% |
Chile |
4 |
-2 |
Telcel |
Telecom |
5,308 |
-19% |
México |
5 |
1 |
Bradesco |
Instituições Financeiras |
4,177 |
-24% |
Brasil |
6 |
8 |
Sodimac |
Varejo |
4,107 |
16% |
Chile |
7 |
8 |
Televisa |
Telecom |
3,625 |
11% |
México |
8 |
3 |
Brahma |
Cerveja |
3,585 |
-6% |
Brasil |
9 |
1 |
Aguila |
Cerveja |
3,565 |
-9% |
Colômbia |
10 |
14 |
Modelo |
Cerveja |
3,477 |
51% |
México |
11 |
-4 |
Ecopetrol |
Energy |
3,446 |
-33% |
Colômbia |
12 |
-4 |
Claro |
Telecom |
3,426 |
-23% |
Latam |
13 |
-4 |
Itaú |
Instituições Financeiras |
3,376 |
-16% |
Brasil |
14 |
-10 |
Petrobras |
Energy |
3,252 |
-44% |
Brasil |
15 |
2 |
Copec |
Energy |
3,181 |
-1% |
Chile |
16 |
-3 |
Banco de Chile |
Instituições Financeiras |
3,175 |
-13% |
Chile |
17 |
4 |
Telmex |
Telecom |
3,097 |
12% |
México |
18 |
-2 |
LAN |
Airlines |
3,058 |
-7% |
Chile |
19 |
-1 |
BanColômbia |
Instituições Financeiras |
3,006 |
0% |
Colômbia |
20 |
-1 |
Bodega Aurrera |
Varejo |
2,804 |
-6% |
México |
21 |
7 |
Cemex |
Industrial |
2,748 |
35% |
México |
22 |
5 |
Liverpool |
Varejo |
2,687 |
30% |
México |
23 |
-3 |
Bimbo |
Alimentos |
2,608 |
-12% |
México |
24 |
9 |
Banorte |
Instituições Financeiras |
2,494 |
59% |
México |
25 |
5 |
Lider |
Varejo |
2,486 |
29% |
Chile |
26 |
3 |
Sadia |
Alimentos |
2,466 |
24% |
Brasil |
27 |
-4 |
Banco de Bogotá |
Instituições Financeiras |
2,457 |
0% |
Colômbia |
28 |
-6 |
Poker |
Cerveja |
2,365 |
-5% |
Colômbia |
29 |
-17 |
Natura |
Cosméticos |
2,236 |
-40% |
Brasil |
30 |
-5 |
Banco Popular |
Instituições Financeiras |
2,084 |
-1% |
Colômbia |
31 |
-5 |
Inbursa |
Instituições Financeiras |
1,759 |
-16% |
México |
32 |
5 |
Cristal |
Cerveja |
1,63 |
16% |
Perú |
33 |
8 |
YPF |
Energy |
1,545 |
21% |
Argentina |
34 |
-3 |
BCP |
Instituições Financeiras |
1,54 |
-6% |
Perú |
35 |
5 |
Davivienda |
Instituições Financeiras |
1,379 |
8% |
Colômbia |
36 |
-2 |
Almacenes Paris |
Varejo |
1,262 |
-19% |
Chile |
37 |
New |
Marinela |
Alimentos |
1,182 |
n/a |
México |
38 |
1 |
Antarctica |
Cerveja |
1,145 |
-11% |
Brasil |
39 |
5 |
Soriana |
Varejo |
1,109 |
-7% |
México |
40 |
New |
Ipiranga |
Varejo |
1,103 |
n/a |
Brasil |
41 |
7 |
Bohemia |
Cerveja |
1,094 |
8% |
Brasil |
42 |
New |
Pilsen Callao |
Cerveja |
1,076 |
n/a |
Perú |
43 |
-8 |
Sanborns |
Varejo |
1,058 |
-28% |
México |
44 |
1 |
Interbank |
Instituições Financeiras |
1,037 |
-5% |
Perú |
45 |
2 |
Perdigão |
Alimentos |
1,005 |
-3% |
Brasil |
46 |
4 |
Banco Occidente |
Instituições Financeiras |
988 |
0% |
Colômbia |
47 |
New |
Tottus |
Varejo |
987 |
n/a |
Chile |
48 |
New |
Banamex |
Instituições Financeiras |
969 |
n/a |
México |
49 |
-7 |
Jumbo |
Varejo |
932 |
-25% |
Chile |
50 |
New |
Une |
Communication Providers |
931 |
n/a |
Colômbia |
em USD milhão
Eduardo Tomiya
é diretor geral da BrandAnalytics uma Divisão da Millward Brown Vermeer da América do Sul.
eduardo.tomiya@brandanalytics.com.br