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Opinião | Orquestra Societária | Reputação | Sustentabilidade |
Após 12 artigos consecutivos nesta prestimosa revista RI e conforme prometido na edição anterior (nº 192), procuramos evoluir, neste artigo, a definição e os fundamentos da Orquestra Societária. A evolução da Orquestra Societária decorre de uma combinação de nossas próprias discussões e reflexões, como autoras, ao longo do tempo, e das contribuições de leitores e profissionais, que nos honraram com seu precioso tempo e esforço intelectual, especialmente compartilhando elementos que agregaram valor à construção da Orquestra Societária.
Cabe, neste momento, fazer uma breve retrospectiva das ideias produzidas até aqui, antes da imprescindível evolução, e, para essa finalidade, apresentamos as figuras 1 e 2. A primeira representa a Orquestra Societária e seus elementos constituintes até o momento, bem como uma síntese de fatores que podem provocar desalinhamentos na esfera dos sócios e administradores. A segunda figura sintetiza os fundamentos da Orquestra com base em toda a nossa produção anterior.
Iniciemos com a figura 1. Muito se poderia explorar sobre os fatores nela indicados, não exaustivos, os quais afetam alinhamentos entre sócios e administradores; porém, destacamos, sem deixar de reconhecer a importância de todos itens na figura explicitados: 1) as agendas - especialmente as agendas ocultas - de sócios e administradores; 2) os princípios éticos e o tratamento dos stakeholders, nos quais se encaixam os princípios clássicos de governança corporativa - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa -, bem como a sustentabilidade em seus pilares econômico, social e ambiental; e 3) a assimetria informacional entre os públicos em questão, inerente tanto à separação entre propriedade e gestão, típica de grandes corporações do capitalismo moderno, quanto ao exercício do poder nas organizações.
Onde os três fatores acima destacados se encontram, quando se busca probidade na governança empresarial? A nosso ver, a resposta está na ética; entretanto, na ética normativa ou de princípios e, não, na ética de resultados que emerge do livro O Príncipe (1532), de Nicolau Maquiavel. A ética de princípios é um dos principais pontos de partida da Orquestra Societária - sempre lembrando que a ordem dos fatores altera o produto, ou seja, os resultados empresariais esperados -, além de perpassar a Orquestra longitudinalmente, já que os princípios éticos e a sustentabilidade não se encerram na visão dos sócios.
Consideremos, agora, conjuntamente, as figuras 1 e 2, sendo todo esse conjunto preliminar e prestes a passar por uma evolução, conforme dito acima. Note-se que: 1. a imagem representada na figura 1 ainda não representa os demais públicos relevantes ou stakeholders da organização (empresarial) considerada; 2. a imagem tampouco representa a sustentabilidade e o modelo de gestão, mencionados desde o início; a definição preliminar da Orquestra ainda não abrange a arquitetura organizacional, amplamente citada ao longo de diversos artigos. Cumpre representar e integrar esses elementos no âmbito da Orquestra Societária para que ela possa instrumentalizar a sinfonia corporativa, visando materializar os resultados econômico-financeiros, sociais e ambientais.
Figura 1 - A Orquestra Societária e fatores que afetam os alinhamentos entre sócios e administradores
Princípios éticos e valores
Fatores Que Afetam Alinhamentos
FATORES | PÚBLICOS PREPONDERANTEMENTE AFETADOS | ||
---|---|---|---|
Sócios | Sócios e administradores | Administradores | |
1. Categorias e agendas de sócios | x | ||
2. Agenda dos sócios versus agenda e zelo dos administradores | x | ||
3. Agenda e zelo dos administradores | x | ||
4. Formas de controle societário | x | x | |
5. Princípios éticos e formas de tratamento dos stakeholders | x | ||
6. Alternativas de retornos presentes x retornos futuros | x | ||
7. Alternativas de fontes de financiamento | x | ||
8. Assimetria informacional entre sócios e administradores | x | ||
9. Assimetria informacional entre conselhos e diretorias | x | x | |
10. Visão dos sócios sobre decisões dos administradores | x | ||
11. Visão do conselho de administração sobre decisões da diretoria | x | ||
12. Lacuna entre expectativas e real entrega de resultados | x | x | x |
Além dos instrumentos relacionados no item 3, boas práticas de governança corporativa, as quais modifiquem a arquitetura organizacional, ou seja, o desenho ou projeto da organização, de maneira a mitigar ou eliminar riscos inerentes ao conflito de agência, entre quem delega decisões e quem as toma.
5) Instrumentos para Alinhar Interesses e Visões de Administradores (Revista RI, edição 191)
Além dos instrumentos relacionados nos itens 3 e 4, práticas adicionais de reforço do diagrama ou mapa de poder do ambiente de governança, representado na figura abaixo, bem como de reforço dos fluxos de atividades que o sustentam:
O mapa de poder coincide com a estrutura do ambiente de governança corporativa, ou seja, da cúpula da organização.
Sinfonia Corporativa
E o que seria a Sinfonia Corporativa? Referimo-nos à ideia de uma organização alinhada desde os seus princípios éticos até as atividades de linha de frente, de maneira harmônica, com a minimização de riscos de desalinhamentos e a produção de resultados tangíveis e intangíveis que favoreçam sócios e demais públicos que dependem do desempenho organizacional. A sinfonia corporativa seria, portanto, o oposto da cacofonia corporativa, ou melhor, do barulho, vocábulo empregado apropriadamente por Fernando Alves, sócio presidente da PwC Brasil, em sua entrevista na edição 192 desta Revista RI.
Feitas essas considerações, indagamos: como devemos evoluir a Orquestra Societária?
A nosso ver, a resposta é: integrando à mesma os elementos que ainda faltam e, na oportunidade, tornando sua configuração mais aproximada àquela de uma orquestra real, conforme representado na figura 3.
São pontos de grande atenção:
Mônica Brandão
tem atuado como profissional de finanças e estratégia, conselheira de organizações e professora em cursos de pós-graduação.
mbran@terra.com.br