As empresas precisam disponibilizar as informações e acompanharem a atualização tecnológica, afirmou Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI e superintendente de RI do Itaú Unibanco durante o webinar: “Como se preparar para o investidor móvel?” promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) em parceria com a RIWeb, no dia 25 de maio de 2015. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas.
As técnicas de comunicação digital proporcionam aos investidores realizarem a análise da companhia com o uso de aparelhos móveis (smartphone, tablet), observa Rodrigo Azevedo, presidente do Grupo Comunique-se/RI Web.
Soares citou exemplos de plataformas de comunicação financeira como a StockTwits, fundada por Howard Lindzon, em 2008, para a troca de informações na comunidade de investidores.
Para o presidente do Conselho de Administração do IBRI, o profissional de RI tem que acompanhar o impacto das interações dos investidores. Ele cita, por exemplo, a plataforma Seeking Alpha, onde quase 4 milhões de investidores lêem os blogs de aproximadamente 10 mil autores. “Os artigos do Seeking Alpha frequentemente movem os preços das ações, em função da influência de sua ampla base de leitores, que inclui estrategistas de investimentos, líderes empresariais, jornalistas e blogueiros”, aponta Soares.
Rogerio Tostes, diretor de Relações com Investidores da TIM, afirmou que o número de usuários de conexões remotas (celular, tablet e note) está crescendo exponencialmente. Tostes observou que a TIM Participações foi uma das pioneiras a oferecer aplicativo no site de RI. O objetivo do aplicativo (“app”) é possibilitar o acesso a informações institucionais da operadora de forma rápida e simples. “Acreditamos que a ferramenta tende a ganhar um perfil de uso cada vez mais acentuado”, opinou.
De acordo com Tostes, hoje 90% das vendas de aparelhos celulares são smartphones e metade da base de clientes possui o modelo de aparelho, o que comprova a tendência. “É um hábito que está mudando e claramente o investidor segue a tendência”, acrescentou. Para a área de RI, Rogerio Tostes sugeriu atenção para a atualização das informações em todas as plataformas simultaneamente.
Daniela Bretthauer, diretora adjunta de Relações com Investidores da Magazine Luiza destacou que a inovação está muito presente na estratégia da companhia. “As lojas virtuais mais o comércio eletrônico já respondem por 20% do faturamento da Magazine Luiza”, destacou. Segundo Daniela Bretthauer, a empresa busca também a inovação tecnológica na área de RI.
Mobilidade na visão dos profissionais
Rodrigo Azevedo apresentou resultados de pesquisa “Mobilidade na opinião dos analistas” realizada pela Enfoque Pesquisa de Marketing junto a 40 analistas de grandes companhias. A pesquisa constatou que todos os analistas possuem smartphone e 84% deles também têm tablet, o que torna essencial a disponibilização do conteúdo da área de RI das companhias para dispositivos móveis. Dos entrevistados, 74% afirmaram que já tentaram obter informações de uma companhia via celular, e a maioria (67%) reportou que a experiência foi negativa. A pesquisa também concluiu que 76% dos analistas concordam que uma companhia listada na Bolsa deveria oferecer acesso pelo celular para seu site.
Para acompanhar o webinar na íntegra, acesse o link: www.riweb.com.br/Show/Webinar-RIWeb---Como-se-preparar-para-o-investidor-movel-?=QipddybBuYbwveTF2OcWog==