O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) promoveu eleição para o Conselho de Administração e Fiscal para o biênio 2018-2019. Edmar Lopes foi reeleito como presidente do Conselho de Administração do IBRI. José Roberto Pacheco e Ricardo Florence são os vice-presidentes do Conselho de Administração.
Os conselheiros de Administração do IBRI eleitos pelos associados são: Bruno Salem Brasil, Christiane Assis, Daniela Bretthauer, Diego Barreto, Edmar Prado Lopes Neto, José Roberto Borges Pacheco, Ricardo Florence dos Santos, Rodrigo Lopes da Luz e Thiago Alonso de Oliveira. E para compor o Conselho Fiscal: Antonio Carlos Gesteira Souza, Jose Fernando Monteiro Alves e Manoel Pinto da Silva.
Nas eleições do Instituto, o número de candidatos ao Conselho de Administração superou o número de vagas, o que na visão de Edmar Lopes, demonstra que “os profissionais de Relações com Investidores desejam participar das estratégias do Instituto, o que é muito positivo”. Para oferecer mais segurança, transparência e confidencialidade, o processo eleitoral do IBRI foi auditado pela PwC e o sistema foi elaborado pela Bridge.
O anúncio dos candidatos eleitos aconteceu durante o tradicional Jantar de Confraternização do IBRI, promovido em 11 de dezembro de 2017, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza, em São Paulo (SP). O jantar teve o patrocínio da B3, do BNY Mellon e do Grupo Carrefour. Durante o evento, Edmar Prado Lopes Neto compartilhou com os participantes os avanços realizados e projetos inspiradores para 2018.
O IBRI assinou acordo de cooperação com a ONU Mulheres e fará parte do programa das Nações Unidas de promoção de igualdade de gênero. Haverá, também, lançamento de Diretório de Serviços para RI e programas de mentoria do IBRI em 2018 para profissionais de Relações com Investidores e empresas de capital fechado.
O evento marcou o encerramento das atividades do Instituto no ano de 2017, período em que o IBRI reforçou a presença e contribuiu para o aperfeiçoamento do mercado de capitais.
“Os profissionais de Relações com Investidores enfrentarão com responsabilidade os muitos desafios previstos para o ano de 2018”, concluiu Edmar Lopes.
Rodrigo Luz, presidente executivo do IBRI, disse esperar que a gradual retomada das atividades econômicas traga novas oportunidades e conquistas para os profissionais de Relações com Investidores. “Agradeço a todos os parceiros do IBRI, pois sem eles não estaríamos fortalecidos”, destacou.
Para Ricardo Florence, cada vez mais o mercado tem oferecido oportunidades para o desenvolvimento do profissional de Relações com Investidores. “O RI tem tido mais possibilidades de expor o que pensa, contribuindo assim para a tomada de decisões das companhias”, avalia. De acordo com Ricardo Florence, os Conselhos de Administração têm buscado saber a visão de mercado trazida pelos profissionais de Relações com Investidores, especialmente quando se trata de tomar decisões estratégicas.
Bruno Brasil complementa que “2018 será um ano muito bom para a área de Relações com Investidores, principalmente por conta da retomada do mercado de capitais”. “Existe uma série de atividades que o RI está adicionando ao seu portfólio e que geram exposição interna”, opinou.
Desafios
“O ano de 2017 foi marcado por grandes desafios em um mercado ainda sentindo a recessão recente da economia brasileira. Independentemente das dificuldades, marcamos o ano com grandes avanços estruturais no relacionamento com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), entre outros importantes players do mercado de capitais”, enfatiza Diego Barreto, conselheiro de Administração do IBRI. Barreto ainda cita como “grande notícia” a maior representação feminina no Conselho de Administração do IBRI, apontando sinais de novos tempos”.
Homenagem
Durante o jantar, houve homenagem a dois profissionais de referência do mercado de capitais, falecidos recentemente: Luiz Leonardo Cantidiano, ex-presidente da CVM, e Ronaldo Nogueira, um dos fundadores do IBRI. Cantidiano participou ativamente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, tendo exercido cargos no Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética; na Comissão Técnica; e na Diretoria Regional do Instituto no Rio de Janeiro. Ronaldo Nogueira, presidente do Conselho da Revista RI, teve notável liderança no desenvolvimento do Mercado de Capitais brasileiro.
Receberam placa do IBRI em homenagem a Luiz Leonardo Cantidiano: a viúva Maria Lucia Cantidiano e as filhas Celina Cantidiano e Isabel Cantidiano. E a placa do IBRI em homenagem a Ronaldo Nogueira foi recebida pela viúva Tita Nogueira, a filha Mariana Nogueira e o filho Ronnie Nogueira (publisher e diretor editorial da Revista RI).
Metas da CVM
Marcelo Barbosa, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), fez menção em seu discurso às metas da autarquia, como a de aumentar a inclusão financeira. “O número de pessoas físicas participantes do mercado acionário ainda é pequeno”, ressaltou. A proteção e a orientação aos investidores são prioridades. Há, também, o objetivo de reduzir os custos de observância regulatória para os agentes de mercado, declarou. “O que pudermos fazer para reduzir esses custos sem comprometer a proteção ao investidor, vamos fazer. E esse é um projeto que temos o apoio do Ministério da Fazenda”, enfatizou. Outra meta é a criação de mecanismo de financiamento para a capacitação dos servidores da CVM.