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O GT (Grupo de Trabalho) de Relações com Investidores de Empresas Estatais do IBRI promoveu, no dia 11 de novembro de 2019, webinar sobre a pesquisa: “Novo Ecossistema das Relações com Investidores - Tecnologia e Comunicação na Era dos Negócios Digitais”.
Ronaldo Fragoso, sócio da Deloitte, observa que o webinar buscou passar os principais insights da pesquisa que foi realizada pelo IBRI e pela Deloitte. Os eventos organizados pelo Grupo objetivam aproximar os profissionais das estatais, compartilhar experiências, tirar dúvidas e também discutir as melhores práticas do mercado.
No momento em que a área de Relações com Investidores se torna cada vez mais estratégica e atuante dentro das organizações, os profissionais de RI precisam se adaptar a um ambiente de negócios com demandas emergentes. A maior procura envolve novas parcerias, impulsionadas pela adoção de inovações tecnológicas, que exigem ações e posicionamentos ágeis.
A pesquisa reflete como as companhias estão se preparando para a transformação digital e seus impactos para os processos de divulgação de informes das áreas de Relações com Investidores.
A pesquisa teve 64 respondentes, sendo representantes de companhias (30% entre as 20 empresas de maior liquidez no índice Bovespa; 37% entre as 27 empresas do segmento N1, e 30% entre as 20 empresas do segmento N2).
Dois terços dos respondentes afirmaram que o líder de RI também está à frente de outra área da empresa, especialmente finanças e estratégia. Segundo Fragoso, “esse é um indicador de interdisciplinaridade, sinergia e visão dos objetivos de negócios da organização”.
O sócio da Deloitte salientou que a pesquisa identificou aumento significativo na participação de investidores pessoas físicas no mercado acionário. “Isso faz com que a área de RI precise se adaptar para atender a uma demanda específica do novo público”, apontou.
Como principais práticas de aproximação com stakeholders, as organizações combinam ações presenciais (como roadshows, encontros anuais e investor day) cominiciativas virtuais com o apoio de tecnologia como os webcasts. “Outros canais digitais – como aplicativos e chatbots – podem ser explorados de forma mais adequada”, comentou Fragoso.
Apesar da gravidade e dos riscos envolvidos com a circulação de “fake news”, pouco mais de um terço das empresas respondentes conta com uma política para evitar informações ou notícias falsas, que possam afetar o valor de mercado da empresa, entre as quais, a maior parcela não tem essa política documentada ou formalizada.
“As transformações na função de Relações com Investidores têm seguido, principalmente, a direção de acompanhar o atual dinamismo do mercado e, também, a de apoiar um processo de comunicação mais eficaz e personalizado com os públicos de interesse”, ressaltou o sócio da Deloitte.
Segundo ele, a transformação digital não é somente como preparar internamente as empresas para fornecer as informações para o mercado, mas é também como se disponibiliza as plataformas de divulgação que o mercado já encara como uma realidade natural.
Ronaldo Fragoso lembrou que há um esforço em acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias, por meio do investimento em ferramentas e formas de trabalhar. No entanto, a aplicação da tecnologia (robótica e inteligência artificial) ainda não chegou com força nas áreas de RI. “Para lidar com as transformações em curso advindas da evolução da tecnologia digital, o profissional de RI deve desenvolver habilidades técnicas, mas também as chamadas soft skills – aquelas que se relacionam com aspectos como comportamento, comunicação e liderança”, opinou. A pesquisa também destacou o papel da tecnologia no aperfeiçoamento dos processos de repasse de informações.
Segue link para o webinar: www.ibri.com.br/Upload/Arquivos/novidades/4122_Webinar_Novo_ecossistema_das_Relacoes_com_Investidores.mp4