Registro

1º WEB SUMMIT IBRI & ABRASCA DEBATE AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO DO INVESTIDOR PESSOA FÍSICA NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO

O 1º Web Summit Relações com Investidores & Mercado de Capitais - evento em plataforma digital promovido pelo IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) – superou a expectativa inicial de até 1 mil participantes. O evento aconteceu entre os dias 24 a 27 de agosto de 2020 e teve 1.479 participantes, reunindo os mais experientes especialistas do mercado de capitais brasileiro.

No evento foram debatidos temas como: a crescente participação do investidor pessoa física no mercado de capitais brasileiro; o atual cenário político e econômico do Brasil; como se estruturar um programa de RI eficaz; a importância dos atores ESG na criação de valor para as companhias; e os desafios de comunicação enfrentados pelos RI’s. Houve apresentação de estudo internacional do BNY Mellon sobre a área de Relações com Investidores e pesquisa IBRI-Deloitte com o tema “O RI como guardião do valor nas organizações”.

Ricardo Rosanova Garcia, gerente de Operações da ABRASCA, deu as boas-vindas a todos e destacou que o Web Summit é o maior evento on-line da América Latina da área de RI. “A 22ª edição do Encontro Internacional de RI e Mercado de Capitais acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2021, no WTC Hotel, em São Paulo (SP)”, destacou.

Eduardo Lucano da Ponte, presidente executivo da ABRASCA, moderou a palestra magna de abertura, conduzida por Marcelo Barbosa, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). “O fomento aos emissores é o tema sobre o qual ouviremos o presidente da CVM. Temos cerca de 400 companhias listadas em Bolsa de Valores no Brasil, alguns países com economia de menor porte têm maior número de empresas que se utilizam do mercado de capitais para obter recursos e o fomento aos emissores é um desafio histórico no nosso país”, declarou Eduardo Lucano.

Marcelo Barbosa em sua palestra destacou os esforços que a autarquia tem feito para reduzir os custos de observância. “O estabelecimento de um ambiente favorável para a consolidação e proliferação dos emissores de títulos e valores mobiliários é fundamental para o mercado de capitais”, afirmou.

Como estruturar um plano eficaz de RI
Rodrigo Lopes da Luz, membro do Conselho de Administração do IBRI, moderou o painel 1 “Como estruturar um plano eficaz de Relações com Investidores”. Rodrigo Luz solicitou aos debatedores algumas ponderações sobre a necessidade de se estruturar a área de Relações com Investidores e aspectos importantes neste momento em que várias empresas estão abrindo o capital.

Edmar Prado Lopes Neto, diretor de Relações com Investidores da Movida e membro do Comitê Superior de Orientação, Nominação e Ética do IBRI, destacou a necessidade de as empresas listadas buscarem as melhores práticas de comunicação. “É fundamental ter transparência e equidade na comunicação com os investidores”, observou.

Eduardo Guimarães, analista da Levante Ideias de Investimento, ressaltou a necessidade de equidade de informações aos investidores. “Outro ponto a se observar é que o investidor deve ter acesso ao CEO (Chief Executive Officer) e ao CFO (Chief Financial Officer) da companhia, no entanto, nem todas as empresas têm se comprometido com isso”, relatou.

Visão político-econômica
O painel 2 “Visão político-econômica” abordou o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na economia brasileira; como deve ser a recuperação da atividade econômica nos diversos setores; o fator incerteza e o impacto nos negócios, especialmente os de pequeno e médio porte; assim como a questão fiscal.

“A recuperação da economia acontece de maneira diferente para cada setor, a partir da flexibilização das medidas de isolamento”, comentou Alessandra Ribeiro, diretora de Macroeconomia e Análise Setorial da Tendências Consultoria e moderadora do painel.

Fernando Honorato Barbosa, economista-chefe do Bradesco, disse que as transferências de recursos do governo por meio do auxílio emergencial atenuam o impacto da crise sanitária.

“Passada a crise do coronavírus, a economia brasileira não voltará como estava antes da pandemia, ou seja, vamos ter uma economia que vai sofrer os legados de um choque econômico”, pontuou Fernando Gonçalves, economista sênior da Diretoria de Pesquisa Macroeconômica do Itaú Unibanco Holding S/A.

O Pitch de investimentos para pessoas físicas
O painel 3 com o tema “O Pitch de investimentos para pessoas físicas” contou com a moderação de Geraldo Soares, membro do Conselho de Administração do IBRI; e a participação de Thiago Salomão, analista de investimentos, idealizador e apresentador do Stock Pickers; e João Bosco Oliveira Júnior, consultor de renda variável da Bastter.com.

“A entrada de pessoas físicas no mercado de ações é muito relevante, e traz mudanças na comunicação e relacionamento com os investidores. Esta é uma característica do mercado que chegou muito forte”, declarou Geraldo Soares no início do painel.

Ao ser indagado pelo moderador sobre quais são as ferramentas utilizadas para buscar informações das empresas, João Bosco Oliveira Júnior afirmou que é importante entrar em contato com o profissional de Relações com Investidores da empresa. E é preciso que o RI tenha uma linguagem assertiva.

Thiago Salomão reforçou que a informação oficial e fidedigna está no site de RI da empresa. “Falar com o RI é muito importante”, complementou.

Pesquisa do BNY Mellon avalia as práticas de RI
O BNY Mellon, companhia global de serviços financeiros, divulgou durante o 1º Web Summit os resultados da pesquisa “Tendências Globais em Relações com Investidores”.

A apresentação contou com a participação de Karen Bodner, head da área de Global Investor Relations Advisory de Depositary Receipts no BNY Mellon. A mediação do painel foi feita por Rodrigo Maia, membro do Conselho de Administração do IBRI e Head de RI da Gerdau. “Este estudo é importante para que as pessoas entendam o que está acontecendo no mercado global”, observou Rodrigo Maia.

O estudo foi conduzido em campo no período de abril a julho de 2019 e contou com a participação de 335 profissionais de Relações com Investidores (RI) de 41 países.

Um ponto identificado pela pesquisa, de acordo com Karen Bodner, foi a preocupação com a temática ESG (do inglês Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança). A pesquisa demonstra que os investidores têm buscado informações junto a área de RI em relação a estruturas e composição do Conselho; diversidade e inclusão; mudanças climáticas e emissões de carbono; remuneração de executivos; e eficiência energética. Outro dado revelado na pesquisa foi a preocupação crescente com o impacto do ambiente econômico e do comércio global na confiança do mercado.

Segue a íntegra da pesquisa: www.bnymellon.com/_global-assets/pdf/our-thinking/global-trends-in-investor-relations-2019.pdf

Impacto dos fatores ESG na criação de valor
Guilherme Setubal, vice-presidente do Conselho de Administração do IBRI, deu boas-vindas aos participantes do painel 4 com o tema “Impacto dos fatores ESG na criação de valor”. Setubal moderou o painel e comentou que “cada vez mais desafios sociais e ambientais globais, regionais e locais fazem parte do contexto das organizações, afetando sua estratégia e cadeia de valor com impactos na sua reputação e no valor econômico de longo prazo”.

“Este é um caminho sem volta. Temos fortes indícios de que os fatores ESG vão virar uma obrigação”, enfatizou Tarcila Ursini, conselheira na Korin Agropecuária, no Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil, membro de Comitês de Conselho na Duratex, JSL, Grupo Baumgart e Santander. Pioneiro na questão de ESG no Brasil, Fabio Alperowitch, sócio da Fama Investimentos, declarou que quando os investidores conversam com as empresas, eles gastam 1 hora falando sobre o negócio e 5 minutos sobre ESG, como se fossem coisas separadas. “E as empresas se comportam da mesma maneira”, observou.

Os desafios de comunicação do RI
O painel 5 com o tema “Os desafios de comunicação do RI: os pontos de vista do sell side tradicional e dos novos comunicadores digitais” teve como moderador Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Empresas e Assets da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), promovendo debate sobre os principais desafios de comunicação dos profissionais de Relações com Investidores.

Bernardo Pascowitch, fundador e CEO da Yubb e diretor da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), enfatizou que o momento é propício para o aumento no número de investidores pessoas físicas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), por causa da redução das taxas de juros. De acordo com Pascowitch, os profissionais de Relações com Investidores têm desafios de comunicação, uma vez que esse tipo de investidor tem dificuldade em entender o funcionamento de uma empresa, seus números e o papel do RI.

Para Carlos G. Macedo, sócio da Cortex Consultoria, os RI’s têm que adaptar a sua comunicação para que possam ser entendidos por seus diversos públicos. “Isso deve ser seguido especialmente pelas empresas pequenas, visto que as grandes já segmentam o departamento de RI pelo público, ou seja, pessoa física e investidores institucionais”, observou.

Pesquisa: O RI como o guardião do valor em tempos de crise
O IBRI e a Deloitte realizaram estudo sobre “O RI como o guardião do valor em tempos de crise” no período entre junho e julho de 2020. A pesquisa mostra como os líderes de RI e áreas relacionadas estão se organizando para manter os resultados e promover a segurança do negócio junto aos stakeholders. É a 13ª Pesquisa IBRI-Deloitte.

Os resultados da pesquisa foram apresentados durante painel do 1º Web Summit e contou com a participação de Bruno Brasil, diretor-presidente do IBRI; Ronaldo Fragoso, sócio da Deloitte; e Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Empresas e Assets da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Bruno Brasil disse que a pesquisa oferece a oportunidade de se verificar os desafios que os profissionais de Relações com Investidores estão enfrentando no atual momento político e econômico, de forma a registrar as ferramentas de trabalho a serem utilizadas.

“Atender às demandas dos stakeholders por informações relacionadas às incertezas do cenário se tornou prioridade, afirmou Ronaldo Fragoso.

Para Rogério Santana, a pesquisa reflete bem os desafios que os profissionais de Relações com Investidores sempre tiveram e quais são os novos que surgiram no contexto da pandemia. “Estamos verificando crescimento no número de investidores pessoas físicas e também de novos gestores de recursos no Brasil, o que traz desafios de comunicação, mapeamento e engajamento”, concluiu.

Acesse a pesquisa na íntegra: https://websummit.encontroderi.com.br/wp-content/uploads/2020/08/RI_guardiao_valor_tempos_crise_IBRI_2020.pdf

Encerramento: A Visão do Governo sobre o Desenvolvimento do Mercado de Capitais
“Tivemos a oportunidade de promover no 1º Web Summit debates com reflexões sobre crise, pandemia e tendências pós-pandemia. Vários atores do mercado de capitais participaram e o painel é relevante para conhecermos a visão governamental”, disse Anastácio Fernandes Filho, presidente do Conselho de Administração do IBRI.

Emmanuel Sousa de Abreu, coordenador-geral de Sistemas Financeiros da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, realizou palestra sobre a expectativa do governo com o mercado de capitais. Segundo ele, o mercado de capitais será fundamental para se enfrentar a crise. “O Brasil hoje possui condições únicas para o desenvolvimento do mercado de capitais com a taxa de juros baixa”, afirmou.

Em sua mensagem de encerramento, Anastácio Fernandes Filho disse que é na crise que o mundo encontrou as melhores soluções. “Espero que possamos sair mais fortes, mais criativos e mais eficientes”, declarou. Ricardo Rosanova Garcia agradeceu a participação de todos e finalizou o evento.

O evento foi patrocinado pelas empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); blendON; BNY Mellon; Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados; Datev; Gerdau; Itaú Unibanco; MZ Group; S&P Global; TheMediaGroup; e Valor Econômico.

Mais informações: https://websummit.encontroderi.com.br/


Continua...