Relações com Investidores

CONFERÊNCIA ANUAL NIRI 2022 FOCOU EM ESG, TECNOLOGIA & INVESTIDORES PESSOA FÍSICA

A primeira conferência presencial do NIRI pós-pandemia reuniu 900 participantes em Boston nos Estados Unidos.

Alguns dizem que a origem da palavra rendezvous - em francês - remete ao século XVI, e tinha um uso exclusivamente militar: se os soldados se perdessem, sabiam onde era o ponto-de-encontro, ou de reencontro. Com o tempo e evolução da linguagem, o termo hoje define qualquer tipo de encontro entre duas ou mais pessoas, desde uma reunião básica de negócios, uma consulta médica ou até mesmo um encontro amoroso.

Já o dicionário Collins traz as seguintes definições: 1. Um acordo entre duas ou mais pessoas para se encontrarem em determinado horário ou local; 2. O encontro/reunião em si; 3. Um local designado para um encontro ou reunião.

Para o NIRI – National Investor Relations Institute, “Rendezvous” foi o tema escolhido para a sua tradicional conferência anual – a primeira após a pandemia. E não poderia ter sido melhor escolhido – todos os presentes (cerca de 900) sentiram que estavam retornando a um encontro sempre acolhedor, e com muita troca de informação.

Com pequenas alterações – como uma agenda mais curta, de apenas 2 dias e meio, ao invés de 4 dias - o evento retornou com seu formato tradicional de sessões gerais pela manhã, e sessões paralelas à tarde, permitindo que todos pudessem escolher o tema que mais interessava. Nos intervalos, muito networking no IR Showcase, que ganhou um espaço dedicado a palestras curtas, permitindo uma maior integração e maior tempo dos participantes junto aos fornecedores.

ESG
Como não podia deixar de ser, a agenda foi dominada por discussões em torno da sigla do momento – ESG. O tema foi discutido em nada menos que 12 sessões, nos mais diversos formatos, trazendo desde informações básicas como padrões de reporting, passando por painéis sobre Corporate Purpose, e atédiscussões mais maduras como as mudanças recentes propostas pela SEC em março último para a divulgação de informações climáticas.

A nova regra tornará obrigatória a divulgação padronizada de informações sobre emissões de gases de efeito-estufa por todas as empresas listadas nas bolsas americanas – inclusive as estrangeiras – e acompanhará a estrutura proposta pelo Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). Existe uma grande possibilidade da implementação dessa mudança ser adiada, pois segundo os panelistas, a quantidade de inputs no período de consulta pública está sendo enorme, como era de se esperar.

E em termos de preparação para mudanças na regulamentação, os temas já estão dados. A agenda da SEC já definiu que os próximos temas a serem abordados serão Diversidade do Conselho, Divulgação de Dados sobre Gerenciamento de Capital Humano, e Regras de Governança dos Riscos de Ciber-Segurança. Use essa informação internamente na sua empresa para já começar a se preparar!

TECNOLOGIA
Já a discussão sobre tecnologia nessa conferência do NIRI foi muito focada no uso de inteligência artificial (IA) e dados. O buy-side tem utilizado softwares orientados por IA que são capazes de analisar tanto o script como a sessão de perguntas e respostas de uma teleconferência de resultados e identificar questões como tom de voz, linguagem e mesmo palavras específicas para identificar pontos positivos e pontos negativos. Mais um elemento que nós, como RIs, temos que pensar ao elaborarmos os materiais de divulgação. E, depois que o robô avalia o “mood” da teleconferência, entra em cena o robô-trader para operar as ações. Como estabelecer “relações” com esse nível de tecnologia?? E a discussão adicional – essas ferramentas são caras, e uma pesquisa apresentada pela IR Magazine mostrou os budgets de RI das empresas americanas caindo ano a ano. Como obter o mesmo nível de informação que esses investidores possuem? Talvez tenhamos a resposta só na conferência do ano que vem!

INVESTIDORES PESSOA FÍSICA
Um dos assuntos que mais me chamou a atenção foi o atual cenário de investidores de varejo. Várias pesquisas foram apresentadas, e em todas elas a participação do varejo no capital das empresas americanas vem crescendo. A Nasdaq mostrou que ao comparamos o final de 2019 com o 1T 2022, essa taxa de crescimento foi de 14%. E ao olharmos a abertura por setor, vemos que em empresas de consumo não-cíclico, quase 40% da base de acionistas já é de investidores PF. No caso de empresas de tecnologia, o percentual é entre 30-35%. As menores participações de investidores PF estão nos setores de Saúde (entre 20-25%) e Imobiliário (16-17%).

Essa tendência tem trazido questionamentos da diretoria das empresas listadas. Segundo a pesquisa IR Pulse da Nasdaq, entre as questões rotineiras levadas pela diretoria para a área de RI, os temas que tiveram um aumento no interesse foram ESG, informações sobre trading diário e a dinâmica com investidores de varejo. Com isso, estratégias de engajamento estão evoluindo entre os RIs americanos. Segundo a mesma pesquisa, o uso de canais como YouTube e Stocktwits, e formatos como vídeos, podcasts e newsletters estão entre os preferidos. Uma small cap do setor de biotech, por exemplo, desenvolveu um CEO Podcast voltado a investidores e pretende fazer um “Product Focus Day” nas mídias sociais. No painel que eu moderei no NIRI do ano passado, o RI da Coinbase contou que fez um Investor Day dentro do Reddit.

COBERTURA
Em um dos mais concorridos painéis sobre estratégias, veio a pergunta: o que é melhor? Ter a cobertura de um analista "bom" com uma recomendação negativa, ou de um analista "ruim" com uma recomendação positiva? A conclusão do painel é que o analista bom sempre pode sempre mudar a recomendação, enquanto o analista ruim com uma recomendação positiva pode aparentemente "causar muito mais danos". Afinal, o que é mais relevante não é o número de analistas cobrindo a empresa, mas sim a influência desses analistas. O painel também discutiu a evolução do papel do sell-side nos últimos tempos, com destaque para um research mais temático que suporta teses e modelos desenvolvidos pelos buy-sides, e o maior apoio em operações de M&A, onde o sell-side aporta profundo conhecimento do setor, relações de longo prazo e capacidade de abrir portas, mantendo-se assim como relevante gerador de valor (e logicamente, de dólares).

NIRI 2022: Depoimentos
Acompanhe a seguir, depoimentos de participantes do NIRI 2022, em Boston, abrindo com uma mensagem do CEO do NIRI, Matt Brusch. E programe-se para Chicago em 2023. Nos vemos por lá!

A comunidade de RI comemorou o retorno das reuniões presenciais em junho último no maior evento anual de RI do mundo: a Conferência Anual do NIRI. Após dois anos de conferências virtuais, ficamos encantados quando mais de 900 participantes se juntaram a nós no recém-construído Omni Boston Hotel no Seaport. E nossos convidados ficaram obviamente encantados também; a satisfação geral, foi a mais alta avaliação em mais de cinco anos, e 97% nos disseram que recomendariam a um colega que participasse da Conferência Anual do NIRI. Nossa primeira conferência presencial em três anos apresentou a oportunidade única de evoluir o evento de várias maneiras que os participantes haviam solicitado anteriormente, incluindo um novo formato simplificado de dois dias e conteúdo fortemente focado no envolvimento e interação dos participantes. O IR Showcase também foi “sold out” e incluiu novos fornecedores de produtos e serviços de RI, com uma satisfação muito alta dos provedores de serviços. Embora a maioria dos participantes fosse dos EUA, tivemos um forte interesse internacional com delegados da Ásia, Austrália, Canadá, Caribe, Europa, América Latina, Oriente Médio e Nova Zelândia. A América do Sul foi representada por participantes vindos do Brasil, Chile e Peru. Agora estamos começando a planejar a Conferência Anual do NIRI 2023, que será realizada de 6 a 8 de junho de 2023, no Sheraton Grand em Chicago. Sempre vemos uma forte participação na “Cidade dos Ventos”, então fique de olho no nosso anúncio sobre como se inscrever ainda este ano. Adoraríamos ver você lá!” - Matthew D. Brusch, CAE - Presidente e CEO do NIRI: The Association for Investor Relations

“Achei o evento muito proveitoso para ampliar a minha visão de RI a partir de assuntos que foram abordados no mercado americano de RI, como melhores práticas, tais como eventos públicos com o mercado, teleconferências, websites, monitoramento de base acionária, entre outros, assim como deve ser feita a interação com bancos e fundos de investimentos americanos ou globais.” - Deborah Gil, Energisa

“No começo de junho deste ano, tive a excelente oportunidade de participar, pela primeira vez, da Conferência Anual NIRI 2022. O evento foi ainda mais especial, pelo fato de ter sido presencial. Pude trocar experiências com IROs, colegas de várias partes do mundo, e ter contato com diferentes pontos de vista, ideias e iniciativas. Os debates foram enriquecedores e contribuíram bastante para um melhor entendimento sobre a pauta ESG, conceito, implicações e possíveis direcionamentos. Ficou ainda mais evidente para mim a importância e o impacto da transformação digital no dia a dia do profissional de RI, e como a pandemia impulsionou essa transição. Voltamos com vários “insights” e contatos de fornecedores que estão na vanguarda das melhores práticas e ferramentas de RI, que inclusive, já estamos implementando nos nossos processos.” - Matheus Campos de Matos, CEMIG

“Sou muito grato por ter a oportunidade de participar do NIRI já há alguns anos. É definitivamente um dos maiores eventos de desenvolvimento profissional e networking para a comunidade de RI, onde conseguimos sempre aprender um pouco mais como colocar em prática alguns dos melhores planejamentos de comunicação já elaborados, além de assistir palestras com análises comportamentais dos mais variados públicos e perceber como estamos passando por uma transformação digital na forma e meios de comunicação. Enfim, é um caminho sem volta e farei de tudo para participar de todos os próximos, vale muito a pena.” - Cássio Rufino, MZ

“Esta foi a minha 3a ou 4a Conferência Anual do NIRI. Sempre saio do evento com grandes reflexões e aprendizados. É uma conferência enorme com muitos painéis e espaço para troca de práticas e experiências. A conferência deste ano em Boston foi excelente pois marcou o reencontro presencial depois de 2 anos. Tive muitos insights principalmente sobre as novas tecnologias de valuation e sobre a importância do contato face-to-face com investidores. Foi novamente uma grande experiência para mim!” - Cristiano Grangeiro, TAESA

“A edição RENDEZVOUS do NIRI este ano foi um sucesso, todos comentavam sobre a alegria de se reencontrarem pessoalmente novamente depois de 2 anos sem o evento neste formato. Além de palestras gerais interessantes, onde o tema predominante foi ESG, um dos grandes valores do NIRI são as breakout sessions, separadas por tema de interesse ou indústria. Nessas sessões menores os participantes ficam mais a vontade de interagir, compartilhar experiências e realmente se aprofundar no dia a dia do profissional de RI. Os workshops são também uma ótima fonte de conhecimento para quem acaba de ingressar na área, com temas como aprender a falar em público ou montar uma boa apresentação para investidores. Em resumo, o NIRI continua sendo o maior evento de RI do mundo, e é muito recomendado para todos os profissionais de relações com investidores.” - Amanda Munhoz, MZ

“O NIRI é uma experiência de muito valor. Participar de várias sessões abordando diversos tópicos, que são de grande importância para as melhores práticas de RI, fazem do evento uma rede para troca de conhecimento que todo profissional de RI deveria participar.” - Pablo Teixeira, Energisa

“Após dois anos de eventos on-line, o NIRI voltou a ser realizado presencialmente, com mais de 900 participantes, em Boston. O tema foi “RENDEZVOUS” com o propósito de RECONECTAR a comunidade de RI e ATUALIZAR conhecimento. Foi muito bom poder reencontrar clientes e outros profissionais de RI e trocar experiências, em discussões de alto nível, nos intervalos dos painéis. Gostei bastante de ver a crescente importância da tecnologia como parte intrínseca do dia a dia da área de relações com investidores e a desmitificação do ESG, que dominou a maior parte das palestras. Porém, dentre os eventos que fui, foi a edição que vi a menor participação de profissionais brasileiros. Acho que, de fato, é um evento que o RI de empresas brasileiras deveria ser mais presente e, também, deveriam ter mais engajamento no NIRI como organização. Esse intercâmbio é válido até mesmo para ajudarmos no desenvolvimento das nossas associações e institutos locais, como IBRI, Abrasca e IBGC. Mesmo que as companhias não apoiem os profissionais na viagem, é investimento em educação e creio que vale até mesmo o investimento pessoal nos congressos e cursos do NIRI.” - João Marin, MZ

CARREIRAS
Por último, mas não menos relevante, o NIRI tem um foco enorme em desenvolver carreiras em RI, e muitos dos participantes das conferências são novatos na área. A comissão organizadora trouxe diversos painéis relativos à carreira, incluindo um “Ask-me-Anything” com NIRI Fellows – um grupo seleto de membros reconhecidos por sua experiência, liderança, vivência e contribuições para a atividade de relações com investidores, e até mesmo um headhunter especializado na área dando dicas aos participantes.

Eu tenho o privilégio de participar desses eventos há mais de 10 anos – meu primeiro NIRI foi em Miami em 2009, e participei do Comitê Organizador em duas oportunidades: Las Vegas em 2014 e o evento virtual de 2020. Sempre que posso, convido RIs brasileiros para participarem de painéis. Nesse ano, estávamos em um grupo pequeno de brasileiros, mas para o ano que vem, quem sabe conseguimos expandir essa presença?

Fabiane Goldstein
é diretora senior de RI da Grayling, uma das maiores empresas de comunicação corporativa e financeira do mundo. Baseada na Flórida, segue atendendo empresas brasileiras que queiram aprimorar seus programas de RI e se aproximar ainda mais dos investidores estrangeiros.
fabiane.goldstein@grayling.com


Continua...