Apresentar o mais recente livro de Roberto Teixeira da Costa - Crises Financeiras: Brasil e mundo (1929-2023) - é tanto um desafio como um prazer. Roberto é autor profícuo e reputado e um dos mais conhecidos personagens da história do mercado brasileiro de capitais de cujos primórdios participou, desde os anos 1950, como pioneiro na colocação de emissões primárias de ações junto a pequenos aplicadores, como gestor do fundo Crescinco, diretor do BIB do grupo Unibanco e, nos anos 1970, como fundador e presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Há décadas privamos da companhia do Roberto como empresário, especialista em mercados e conselheiro de inúmeras organizações, entre as quais o Itaú Unibanco, desde a gestão de meu saudoso pai, Olavo Egydio Setúbal.
Dois pontos devem ser destacados. O primeiro é o caráter singular deste livro, escrito por Roberto e coordenado editorialmente pelo jornalista Fábio Pahim Jr., que trata em profundidade de algumas das crises mais impactantes dos mercados globais e do mercado brasileiro, passando pelo crash de Nova York em 1929 e o crash local em 1971.
Baseando-se em extensa bibliografia, com o aporte de documentos inéditos, o texto se vale de autores de livros clássicos sobre o mercado, como Charlie Kindleberger e Robert Aliber, Kenneth Rogoff e Carmen Reinhart e Edward Chancellor. Estes são citados ao lado de Alan Greenspan, Paul Volcker, Eduardo Giannetti, Roberto Campos, Ney Carvalho, Ivan Sant’Anna, Rubens Ricupero, Ary Oswaldo Mattos Filho, Jorge Caldeira Filho, Bolívar Lamounier e José Júlio Senna, entre tantos intérpretes relevantes da vida brasileira.
São saborosas as histórias sobre a Mania das Tulipas, na Holanda, e da Companhia dos Mares do Sul, na Inglaterra. No Brasil, são descritas as crises do chamado Encilhamento, nos tempos de Rui Barbosa, o crash de 1971 e as tentativas de manipulação de preços das ações da Petrobras, da Vale e do grupo Audi. O Relatório Petrobras, até agora inédito, mostra a primeira investigação da CVM sobre a mais negociada das ações brasileiras.
O segundo ponto é o apoio conferido ao trabalho. Com ele, a Itaúsa reafirma suas relações estreitas com o mercado de capitais. Com mais de 900 mil acionistas, a Itaúsa é uma das maiores companhias abertas do país. Além de aplicar 80% de seus recursos no Itaú Unibanco, investe em papéis de Alpargatas, Aegea, XP Inc., Dexco, CCR e Copa Energia — e pretende expandir esse leque de empresas.
O livro Crises financeiras: Brasil e mundo (1929-2023) ajuda a entender os caminhos encontrados para a superação dos obstáculos e para o desenvolvimento sustentado das operações de equity. Ajuda também a explicar como os mercados reconquistaram confiabilidade após as crises.
O objetivo é a capitalização das empresas, mecanismo essencial para permitir o desenvolvimento do país. Assim como se afigura essencial que dessa capitalização participem acionistas de todos os portes, investindo em nome próprio ou como participantes de fundos de renda variável e, em especial, de entidades de previdência privada, seguradoras e outros investidores institucionais.
Para os investidores, a existência de mercados fundados em princípios éticos, que adotam a agenda esg e mostram capacidade de enfrentar crises, é condição para aplicar e preservar recursos captados ou amealhados ao longo da vida deles.
Ficha técnica: Crises financeiras: Brasil e mundo (1929-2023) - Editora: Portfólio-Penguin, 2023 - 280 páginas.
Alfredo Egydio Setúbal
é Diretor Presidente da Itaúsa.
asetubal@itausa.com.br
Fabiana Monteiro, colunista da revista Exame, lançou o 10º. volume da coletânea de livros: Histórias de Sucesso, Editora Global Partners, cujo principal objetivo dessa série editorial é transformar a jornada dos profissionais de alto padrão em inspiração para novos talentos, oferecendo relatos pessoais e histórias autênticas de vida e trabalho de pessoas que superaram obstáculos, além de realçar a importância do estudo contínuo para chegar em seus objetivos.
Com uma ênfase especial em inspirar jovens, a série Histórias Extraordinárias do Mundo Corporativo pretende capacitar os leitores a descobrir paixões, desenvolver habilidades e se tornarem líderes atuantes em suas respectivas áreas.
O evento de lançamento contou com convidados especiais, como a investidora profissional e sócia-fundadora da Ações Garantem o Futuro (AGF), Louise Barsi, que também dividiu a sua opinião em relação aos trabalhos da escritora e como os livros podem ajudar os próximos profissionais de alto padrão. "Eu acho que é super importante as Histórias de Sucesso, principalmente para os jovens, sem contar que com muito trabalho, com dedicação, com paciência, com disciplina, independente do seu background, independente da sua história, é possível você chegar lá", relata Louise.
Carol Paiffer, investidora no Shark Tank Brasil e CEO da Atom S.A., também presente no evento como convidada especial, relatou que aqueles que desejam se destacar precisam estar em constante busca por conhecimento. "Acredito que, em primeiro lugar, para considerarmos alguém como um bom profissional, é fundamental que ele possua um profundo entendimento do que está realizando, além de compartilhar valores que estejam alinhados com a empresa, propósito ou objetivo em questão. A pessoa que acha que ela já sabe todas as coisas, com certeza ela vai ficar estagnada e não vai ser um bom profissional", comenta.
Outra dica valiosa que os convidados partilharam durante as suas falas é que os jovens precisam fazer um bom networking, mantendo contato com pessoas inspiradoras e que possam agregar em seus conhecimentos. "As boas conexões são fundamentais na carreira de um jovem por meio de um ciclo social, seja ele profissional ou acadêmico. E é por meio da troca de experiências e da disseminação de conhecimentos que a gente consegue formar cada vez mais um jovem de sucesso para o futuro", afirma André Vasconcellos, diretor-adjunto do IBRI RJ.
O Prof. Dr. Marco Tullio Vasconcelos, atual reitor do Mackenzie e prefaciador do livro 10º, ressalta que o crescimento individual do indivíduo como profissional, como executivo, leva em consideração o crescimento da equipe. "A gente precisa motivar e formar pessoas. Eu acho que esse é o legado. Porque um dia a gente deixa as organizações, então temos que fazer sucessores", opina.
A escritora Fabiana Monteiro finalizou o encontro de lançamento dando um conselho para os jovens: "Se vocês querem quebrar crenças sobre mercado e carreira, leiam a série Histórias de Sucesso, porque no livro os coautores estão compartilhando trajetórias de como eles chegaram na posição que eles estão hoje, e é muito importante compartilhar a jornada, e isso foi muito importante na minha vida. Eu peguei muita referência dos líderes do mercado, busquei entender como eles pensam e como eles agem em situações diversas, e isso eu trouxe para a minha vida", finaliza.
Ficha técnica: Histórias de Sucesso (Volume 10) - Editora: Global Partners, 2023. A série de livros está disponível nas livrarias físicas ou encomendados via e-mail da editora: contato@editoragp.com.br.