Resultados ruins, baixa liquidez, pouca cobertura e retração do setor. Você que é RI já passou por isso? Ninguém está imune.
Nenhum setor da economia está imune a crises e pressões em seu resultado. É muito raro um profissional de Relações com Investidores reportar invariavelmente resultados bons com crescimento de margens e aumento de rentabilidade, satisfazendo sempre analistas e principalmente seus acionistas.
Frequentemente administradores e controladores de empresas de capital aberto, devido a resultados ruins, resolvem ter uma postura reativa e fechada em relação ao mercado, evitando se expor para não ter que dar explicações ou serem transparentes sobre estratégias, metas e perspectivas futuras. De certa forma, é cômoda essa postura, é a zona de conforto. Essa situação normalmente ocorre quando a empresa possui um grupo na gestão com controle acionário e não depende dos votos de seus acionistas para aprovar matérias nas Assembleias Gerais. A história nos ensina que se esconder pode tornar o monstro mais feio do que ele realmente é.