Hoje o mercado já tem número expressivo de prestadores de serviços de compliance (cumprimento legal) e comunicação financeira. Essa constatação levou o experiente especialista Helmut Bossert a criar a VALOR Partners, uma consultoria independente voltada para um outro nicho: o de inteligência de mercado. Ou seja, a empresa atua como agente de transformação na preparação de empresas fechadas ou familiares que pensam em abrir seu capital e, ainda, dar todo apoio estratégico para as companhias abertas que querem aprimorar seus programas de RI.
Com sede em São Paulo e um escritório no Rio de Janeiro, a VALOR Partners foi criada em setembro de 2012 com o objetivo de trazer ao mercado uma filosofia de comunicação financeira especializada com investidores nacionais e estrangeiros. A empresa está mais focada no planejamento e nos serviços de inteligência voltados para a aproximação de empresas com o mercado de capitais. “Entendo que já tem um número significativo de prestadores de serviços de compliance, ferramentas de RI e de comunicação, entretanto, faltam serviços qualificados nos nichos de inteligência de mercado e de interação efetiva com o mercado”, conta o sócio-diretor Helmut Bossert.
Helmut considera que, num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, as organizações só têm crescimento se estiverem atentas às oportunidades para aumentar sua competitividade, reduzir custos de capital, aumentar os ganhos de produtividade e criar mecanismos sustentáveis para o acesso ao mercado de capitais: “É nesse contexto que o preparo para a abertura de capitais - local ou internacional - adequando práticas de governança corporativa e processos de aproximação e relacionamento com instituições e investidores será mais do que apenas uma alternativa, mas sim uma necessidade crescente”, afirma o consultor, ex-analista com mais de 40 anos de mercado, 13 dos quais como executivo de RI e integrante da equipe que comandou a abertura do capital da Natura, agora um consultor independente. ”Depois de todos esses anos resolvi assumir o compromisso de compartilhar a minha experiência, principalmente na Natura, com empresas que estão se preparando para acessar o mercado de capitais e mesmo com aquelas que desejam elevar o padrão de seus programas de relações com investidores”, conta.