Educação Financeira

COMO TRANSFORMAR PLANOS DE ANO NOVO EM REALIDADE?

Você conhece a linguagem de programação do cérebro? Saber os gatilhos para iniciar novos hábitos (e interromper comportamentos que não deseja mais para si) pode ajudar a colocar em prática as resoluções da noite de Reveillon. Que tal fazer de 2014 o primeiro ano de uma vida nova?

Mais do que a idade cronológica, o que determina a juventude é a capacidade de fazer planos. Pode ser que você, leitor, não veja mais um menino refletido no espelho. E você, leitora, observe no reflexo uma garota mais madura e de feições mais determinadas do que há alguns anos. Mas, certamente, recuperamos todo nosso entusiasmo de adolescentes ao imaginar as realizações que 2014 nos trará.

O que você pretende fazer? Quer perder alguns quilos? Fazer exercícios? Diversificar os investimentos ou reforçar um plano de previdência privada? Estudar mais? Deixar de fumar? Aprender um novo idioma? Iniciar um novo hobby, como velejar ou ler livros que há tempos vem postergando? Abrir um negócio? Fazer uma viagem a algum país desconhecido?

Quando colocamos esses objetivos no papel, muitas vezes em plena noite de Réveillon, parece tudo muito simples. Um destino, algumas metas para chegar lá... E pronto, não? Bem, ao menos é assim que fazemos com nossos objetivos profissionais. Planejamos, distribuímos tarefas, acompanhamos a evolução delas, resolvemos eventuais imprevistos e os projetos, enfim, saem do papel.


Continua...