Opinião

RELATO INTEGRADO: O SUCESSO DO PRIMEIRO GRANDE DIAGNÓSTICO

Primeira análise aprofundada realizada pela TheMediaGroup para uma das maiores companhias brasileiras, garante, com aprovação, a consistência do caminho às informações apresentadas.

Tomado pelo clima de final de ano, decidi abordar um tema de ordem bastante prática neste artigo, como continuidade ao que articulei anteriormente: a elaboração de um relato integrado.

Isso porque um dos presentes que recebi em 2013, atuando como diretor de sustentabilidade e conteúdo na TheMediaGroup, foi o de preparar uma análise das possibilidades de construir o primeiro Relato Integrado de uma das maiores companhias brasileiras. Esse projeto, feito com o apoio e a dedicação de minha equipe, é uma grande oportunidade para compartilhar mais uma experiência valiosa.

Quando recebemos essa missão, o primeiro passo que demos foi o de realizar uma análise transversal dos documentos utilizados para prestar contas aos acionistas, investidores e demais públicos da empresa, referentes ao desempenho de 2012. Para tanto, debruçamo-nos sobre o Relatório de Sustentabilidade – produzido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) – o Relatório de Atividades e as Demonstrações Contábeis, incluindo as notas explicativas.

Preparamos uma estratégia para enfrentar o pior cenário possível, que seria o de haver profundas inconsistências entre os documentos. Como eu imaginava, por já conhecer a companhia com quem lidávamos, essa realidade não se confirmou.


Continua...