Os vencedores da segunda edição do Prêmio APIMEC IBRI foram anunciados no dia 7 de dezembro de 2021 em evento híbrido, transmitido pelo canal do Instituto no YouTube. Lucy Sousa, presidente executiva da APIMEC Brasil, realizou a abertura da solenidade de premiação.
“É com muita alegria que participamos da abertura da 2ª edição do Prêmio APIMEC IBRI. É uma oportunidade de reconhecer valores e destaques de agentes importantes do mercado de capitais com ênfase nos profissionais de Relações com Investidores, analistas e empresas que se destacaram na comunicação com o mercado”, declarou Anastácio Fernandes Filho, presidente do Conselho de Administração do IBRI, no início da cerimônia.
Antes de começar a entrega dos prêmios, o presidente do Conselho do IBRI participou de painel com Marco Geovanne Tobias da Silva, vice chairman do Bank of America Merrill Lynch, e Carlos Takahashi, chairman da gestora de investimentos BlackRock Brasil. “Só tenho que parabenizar o profissional de Relações com Investidores. A pandemia trouxe o enorme desafio de as empresas continuarem fazendo a comunicação com os investidores, sejam os institucionais, analistas sell side, investidores pessoa física. E todos responderam de maneira fantástica”, comentou Geovanne.
Geovanne observou que “o mercado não parou por conta da pandemia de Covid-19 e isso reflete a qualidade dos profissionais de Relações com Investidores do Brasil”.
“Tenho a mesma impressão que a do Marco Geovanne. Ao analisarmos o volume de transações na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), o aumento no número de investidores pessoa física e investidores estrangeiros, vemos que os profissionais de RI souberam fazer muito bem essa conexão, aproveitando a tecnologia e até maximizando a realização de encontros de forma virtual”, apontou Carlos Takahashi.
Ao longo da conversa, eles abordaram temas como os desafios enfrentados pelos profissionais de RI, o uso de tecnologia no trabalho diário de RI, a comunicação com os investidores pessoa física, a agenda ESG (do inglês Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança). De acordo com Anastácio Fernandes Filho, “ESG não é modismo e sim algo que veio para ficar. É preciso engajamento e capacitação”, observou.
Takahashi concordou com a fala do presidente do Conselho de Administração do IBRI e lembrou que o tema já é abordado há muitos anos e citou a ECO-92, primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro no ano de 1992. “O risco número um de todas as empresas é a mudança climática”, acrescentou Marco Geovanne ao falar da importância de conscientização sobre o tema.
Vencedores de 2021
Anastácio Fernandes Filho anunciou o vencedor da primeira categoria: Melhor Analista de Valores Mobiliários: Domingos Toledo Piza Falavina. “Muito obrigado pelo Prêmio e por este lindo evento. Boa sorte a todos”, comentou Domingos Falavina. José Sálvio Ferreira Moraes, membro do Conselho de Administração do IBRI, e Ricardo Madrona, CEO do escritório Madrona Advogados, anunciaram a premiação do BTG Pactual como Melhor Casa de Análise de Valores Mobiliários. Thiago Duarte, sócio do BTG Pactual, agradeceu o prêmio em nome da equipe.
Eduardo Galvão, membro do Conselho de Administração do IBRI, e Rogerio Santana, diretor de Relações com empresas e Assets da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), anunciaram a Eleven Financial Research, como a melhor Casa de Análise Independente de Valores Mobiliários. Raphael Figueredo, sócio da Eleven Financial Research, recebeu a premiação e destacou: “É uma honra muito grande receber este prêmio. O ambiente de uma casa de análise independente é o resultado dessa transformação de mercado que estamos vivendo”.
Eduardo Werneck, presidente do Conselho Diretor da APIMEC Brasil, e Fernanda Rey, diretora de Mercado de Capitais na Luz Capital Markets, anunciaram Natasha Utescher como “Melhor Profissional de RI - Small/Middle Cap”. Natasha Utescher compartilhou a premiação com seu time de RI.
Ricardo Tadeu Martins, membro do Conselho Diretor da APIMEC Brasil, e Ed Piedra, Managing Director and Regional Head for the Latin American Region of the Depositary Receipts do BNY Mellon, anunciaram Geraldo Soares, superintendente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco, como “Melhor Profissional de RI - Large Cap”. Geraldo venceu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Melhor Profissional de RI – Large Cap, declarando que “o prêmio personifica o trabalho de uma grande equipe e muito focada em tecnologia e inovação”.
A Premiação para “Melhor Prática e Iniciativa de RI - Small/ Middle Cap” foi apresentada por PH Zabisky, CEO da MZ, e a empresa vencedora foi a Movida. O prêmio foi recebido por Edmar Prado Lopes Neto, diretor financeiro e de Relações com Investidores da Movida, que enfatizou ser a conquista de um time. “Este prêmio é da empresa como um todo”, comemorou.
A última premiação da noite foi para “Melhor Prática e Iniciativa de RI – Large Cap” e foi apresentada por Alexandre Germani, diretor de Operações Digitais da Innova - All Around The Brand. O Itaú Unibanco foi o vencedor e quem recebeu o prêmio foi Geraldo Soares. “Este ano foi extremamente difícil para todas as áreas de RI. Unindo tecnologia, inovação e espírito de equipe conseguimos atingir nossos objetivos”, concluiu Geraldo Soares, superintendente de Relações com Investidores do Itaú Unibanco.
Lucy Sousa encerrou a premiação e agradeceu a todos os patrocinadores. O 2° Prêmio APIMEC IBRI teve abrangência nacional em sete categorias e contou com o patrocínio das empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); BNY Mellon; Innova - All Around The Brand; Madrona Advogados; MZ; e Luz Capital Markets - Printer.
Indicados ao 2º Prêmio APIMEC IBRI
Melhor Analista de Valores Mobiliários (ordem alfabética): Daniel Sasson Martinez de Mattos; Domingos Toledo Piza Falavina (Vencedor); Eduardo Whitaker de Assumpção Mattos Rosman; Pedro Arthur Motta Leduc; Thiago Bovolenta Batista.
Melhor Casa de Análise de Valores Mobiliários (ordem alfabética): BTG Pactual (Vencedor); Banco JP Morgan; Bradesco Corretora; Itaú Unibanco; XP Investimentos.
Melhor Casa de Análise Independente de Valores Mobiliários (ordem alfabética): Eleven Financial Research (Vencedora); Empiricus; Exame; Levante Ideias; Toro Investimentos.
Melhor Profissional de RI – Small/Middle Cap (ordem alfabética): Edmar Prado Lopes Neto – Movida; Gustavo Lopes Theodozio – M. Dias Branco; Hemerson Souza – Fras-le; José Antonio de Almeida Filippo – Fleury; Natasha Utescher – Dexco (Vencedora).
Melhor Profissional de RI - Large Cap (ordem alfabética): Alfredo Egydio Setubal – Itaúsa; André Luis Rodrigues – Weg; Daniel Sonder – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Geraldo Soares – Itaú Unibanco (Vencedor); Leandro de Miranda Araujo – Bradesco
Melhor Prática e Iniciativa de RI - Small/ Middle Cap (ordem alfabética): AES Brasil; Banco ABC Brasil; Fleury; Iochpe Maxion; Movida (Vencedora).
Melhor Prática e Iniciativa de RI – Large Cap (ordem alfabética): Ambev; Banco do Brasil; B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Itaú Unibanco (Vencedor); Itaúsa.
Link para o vídeo do 2º Prêmio APIMEC IBRI: www.youtube.com/watch?v=X_a9P1mD5YM