Educação Financeira

SABE INVEST: PROGRAMA ORIENTA UNIVERSITÁRIOS A SE PREPARAR PARA O FUTURO

Projeto da Sabe Inteligência em Ações da Bolsa visa a inserir os estudantes, com mais segurança, no complexo mundo de investimentos em ações de empresas da Bolsa de Valores.

Criado em 2021 pela Sabe, o programa “Sabe Invest” se propõe a capacitar universitários para investir em ações de empresas, por meio de um método prático, ajudando a quebrar tabus culturais e auxiliando os jovens a formarem patrimônio a longo prazo.

“Em um país onde a educação financeira nunca foi prioridade, a quantidade de pessoas que investe em ações, sem sequer ter ideia de como funciona a Bolsa de Valores, e até mesmo, do que de fato ela é, vem crescendo desde 2018. Fomos educados para trabalhar para o dinheiro e não ele para nós. Desse modo, a cultura de investimentos no Brasil acaba não tendo seu valor reconhecido e muito menos é incentivada, o que reforça estereótipos de que para investir é preciso ser profissional ou rico”, avalia Luiz Guilherme Dias, CEO da Sabe Inteligência em Ações da Bolsa .

Pensando nisso, a Sabe criou um Programa para ajudar a nova geração de brasileiros a entender a importância dos investimentos em ações. Focado especialmente nos universitários, jovens que estão começando a ter uma vida financeira própria e que logo farão parte do mercado de trabalho, a intenção é desmistificar a Bolsa de Valores e o seu funcionamento. O propósito da Sabe é trabalhar em conjunto com as Instituições de Ensino Superior (IES), para promover um processo de transformação e estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional.

Alguns pontos chaves do programa para os jovens compreenderem os objetivos dos investimentos em ações são:

  • O desenvolvimento do país passa pelo desenvolvimento das empresas;
  • Incentivar a população a investir ajuda a fortalecer as empresas e beneficia a economia em prol de todos;
  • As empresas e o país precisam de novos investidores;
  • O potencial do país é de, no mínimo, 7 milhões de novos investidores;
  • Ao comprar uma ação o investidor se torna “sócio” da empresa, o que significa ter benefícios e riscos;
  • Investimentos em ações de empresas sólidas com fundamentos são e sempre serão a aplicação mais rentável;
  • A liquidez do mercado acionário permite ao investidor ter a opção de se retirar da sociedade e migrar para outro negócio mais atraente, a qualquer momento;
  • Investir em renda fixa é investir em dívida; todo título de renda fixa é um empréstimo a uma instituição ou ao governo;
  • Investir em ações é investir em empresa, em propriedade, com mais riscos, mas que podem ser gerenciados com educação e técnica;
  • Investimento em ações pode trazer duas formas distintas de ganhos: a valorização e os dividendos.

Os benefícios do Programa Sabe Invest são concretos, tanto para os discentes e os docentes, quanto para as próprias IESs:

  • Professor melhor avaliado por ministrar aulas mais dinâmicas e eficazes, com aprendizado de forma lúdica;
  • Maior facilidade no preparo das aulas, desenvolvimento de estudos de caso, pesquisas, monografias e teses de mestrado, pelo acesso ao banco de dados de empresas reais (Sistema Sabe Ensina);
  • Maior motivação para o aluno, favorecendo sua fidelização e ajudando a reduzir a evasão escolar;
  • Possibilidade de atrair novos alunos;
  • Possibilidade de criação de novas disciplinas inovadoras;
  • Diferencial competitivo para a IES pela execução de atividades acadêmicas fora do curriculum;
  • IES melhor avaliada pelo MEC (Enade/Capes) pelo uso de aplicativos, atividades extracurriculares e tecnologias de ponta, visando ao aumento da produção acadêmica;
  • Alinhamento com o modelo pedagógico baseado em projetos para aprendizado, orientado por aulas práticas, com uso de tecnologia, do Conselho Nacional de Educação (CNE) que mescla aulas presenciais e on-line.
  • Contribuição para a economia do país, por meio da capacitação do universitário para investir em empresas da Bolsa e formar patrimônio no longo prazo por meio de dividendos;


Projeto Piloto
Encontra-se em andamento um projeto piloto do Programa “Sabe Invest” na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), instituição com mais de meio século de tradição. O vice-diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Coordenador dos Cursos de Ciências Contábeis, Ciência dos Dados e Business Intelligence da UCP, Prof. Dr. Rodolfo Nicolay, comenta a eficácia da experiência do programa na instituição: “Em primeiro lugar, acredito que as ações e atividades desenvolvidas, além de motivar e engajar os alunos fora do ambiente da sala de aula, promovendo a cultura universitária de um ambiente produtivo e de criação e compartilhamento de conhecimento, será uma vitrine importante para a atração de novos alunos. É possível trabalhar a imagem dos cursos ligada ao desenvolvimento destas atividades e à característica de sermos um centro acadêmico ligado à educação financeira, tema que como sabemos é caro aos jovens. Do ponto de vista avaliativo, o MEC valoriza ações de extensão e práticas exitosas. Desta forma, podemos reportar ao MEC as atividades, parcerias, disponibilidade de dados e os conteúdos que a SABE fornece à UCP. Isso, com toda certeza, pesará favoravelmente à UCP em termos de avaliação, principalmente para os cursos envolvidos. Por fim, acredito que haverá, de forma geral, um aumento da satisfação dos alunos. Eles sempre valorizam atividades dinâmicas, que fogem do dia a dia da sala de aula.”

A preocupação diária se o dinheiro dará até o fim do mês gera estresse em grande parte da população, que acaba não conseguindo pensar na possibilidade de “poupar” para um futuro melhor ou para a concretização de sonhos. E quando esse paradigma é superado, o novo investidor, em muitos casos, fica à mercê do efeito “manada”, incentivado pela forte influência das redes sociais e pela indução das corretoras de valores, prejudicando a decisão sobre o que está fazendo ao decidir investir em uma empresa.

Dado o panorama nacional, o Programa “Sabe Invest” procura instruir universitários e professores a melhor gerir financeiramente suas vidas, inspirados pelo slogan da Sabe: “Quem Sabe Investe Melhor”.


Continua...