Criação de Valor | Diversidade | Educação Financeira | Em Pauta |
Espaço Apimec Brasil | IBGC Comunica | IBRI Notícias | Livro |
Opinião | Orquestra Societária | Ponto de Vista | Relacionamento |
Voz do Mercado |
Raphael Figueredo, Eleven Financial Research
Vencedora do Prêmio APIMEC IBRI por três anos consecutivos, a Eleven se destaca com suas análises independentes, qualidade dos relatórios e inovação tecnológica.
“Para se tornar um bom analista, a proximidade com o time de Relações com Investidores é imprescindível. Contato frequente e de qualidade melhora o entendimento da tese da companhia, com isonomia, e o analista pode dar mais profundidade em sua análise. Um contato constante é primordial nesse relacionamento”, descreve Raphael Figueredo, CEO e estrategista-chefe da Eleven Financial Research. A empresa foi agraciada três vezes com o Prêmio APIMEC IBRI na categoria melhor casa de análise independente de valores mobiliários.
“A cada edição o prêmio tem ganhado mais notoriedade e relevância na indústria e entre os analistas. A cada ano que passa, percebemos a importância da premiação no sentido de fortalecer o mercado de capitais como um todo”, enfatiza. Ele acredita que o trabalho de análise não é muito simples de medir, portanto premiações como essa podem ajudar neste trabalho para maior qualificação e profissionalismo dos analistas.
“A Eleven Financial Research se destaca como a principal casa de análise independente do Brasil por sua equipe altamente qualificada, uma cobertura abrangente de setores e empresas, e seu compromisso com a independência, garantindo análises imparciais”, ressalta Figueredo. Ele enfatiza que “a empresa investe em inovação tecnológica, oferece relatórios detalhados e customizados, prioriza o atendimento ao cliente e possui uma sólida reputação no mercado, o que a torna uma referência confiável para investidores”.
“A qualidade dos relatórios da Eleven é outro diferencial. Eles são conhecidos por serem extremamente detalhados, com análises profundas e projeções bem fundamentadas, que ajudam investidores a tomarem decisões informadas”, declara Raphael Figueredo.
A Eleven Financial Research foi fundada em 2015 com o objetivo de preencher uma lacuna no mercado brasileiro, oferecendo análises independentes e de alta qualidade para investidores. Desde o início, a empresa se posicionou como uma alternativa às grandes instituições financeiras, focando em entregar um conteúdo imparcial e detalhado.
“Nos primeiros anos, a Eleven rapidamente se destacou pela profundidade e precisão de suas análises, conquistando a confiança de investidores e profissionais do mercado. A empresa se diferenciou ao cobrir uma ampla gama de setores e empresas, com uma abordagem que combinava análise fundamentalista rigorosa, com insights macroeconômicos e de mercado. Essa combinação permitiu à empresa fornecer recomendações bem embasadas, que se mostraram valiosas para investidores institucionais”, relata Figueredo.
Em 2018, a Eleven aprimorou suas entregas de forma específica para o universo B2B e foi a primeira a lançar um produto destinado aos assessores de investimentos. B2B é um modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física (B2C).
“Nós ajudamos a construir e formar as mesas de operações das principais assessorias de investimentos do Brasil com uma ampla cobertura de análises e recomendações. Em 2019, a diretoria da Eleven tomou uma das decisões mais importantes, que foi adquirir a carteira de clientes, produtos e serviços da consultoria Lopes Filho (fundada em 1977). Isso nos permitiu aprofundar ainda mais nosso relacionamento com investidores institucionais no Brasil”, afirma.
No mesmo ano, 2021, em que decidiu atender exclusivamente clientes institucionais, a Eleven foi adquirida pelo Banco Modal, que logo depois foi comprado pela XP em 2022. “A Eleven priorizou a busca pela sua independência e reputação já estabelecida. Sendo assim, em dezembro de 2023, a Eleven saiu do grupo XP e passou a se integrar como uma das maiores unidades de negócios da Suno Research com foco exclusivo em clientes institucionais”, declara.
De 2015 até hoje, a Eleven Financial Research aprimorou o relacionamento com clientes, oferecendo atendimento personalizado e soluções customizadas para diferentes perfis de investidores. A empresa também se adaptou ao cenário econômico e regulatório em constante mudança, ajustando suas metodologias de análise e incorporando novas demandas, como questões ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance; em português, ASG – Ambiental, Social e Governança), inteligência artificial, entrega de soluções com metodologias proprietárias, mantendo-se relevante e inovadora no mercado financeiro.
Relacionamento RI x Analista
Para Raphael Figueredo, acessibilidade é a característica que deve definir o relacionamento do analista com o profissional de Relações com Investidores. “Ser acessível é a principal característica para os bons profissionais de RI. Isonomia também deve estar no centro das atenções, pois, muitas vezes, os times de RI das grandes corporações não dão a mesma atenção para os analistas de casas independentes de análise. O acesso é raro ao time de RI e mais ainda ao C-Level dessas grandes corporações”, opina. Em sua visão, para que o relacionamento seja duradouro, o RI deve sempre funcionar como a primeira interação para o analista, mas nunca a única. “Ser a porta de entrada para os outros executivos é primordial para um bom time de RI”, enfatiza.
Raphael Figueredo acredita que o processo de análise de empresas, bem como a forma de entrega em constante transformação são temas que estarão em alta e devem ter a atenção do RI. “O tema de maior relevância certamente será o uso da inteligência artificial como ferramenta de aplicação às necessidades não só de nossos clientes, bem como de nossos processos internos. O profissional de Relações com Investidores deverá se preocupar em ajudar na sua comunicação, bem como informar dados da companhia por meio dessa nova ferramenta inovadora no sentido de dar escala e eficiência a análises das companhias”, conclui.
Sobre o Prêmio APIMEC IBRI
O 4º Prêmio APIMEC IBRI contou com o patrocínio das empresas: Patrocínio Diamante – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); Patrocinadores Ouro – BNY Mellon; Innova All Around The Brand; Madrona Fialho Advogados; Mazars; e MZ. Para mais informações, acesse o link: https://www.premioapimecibri.com.br/