Perfil

FERNANDO FOZ DE MACEDO GERENTE DE RI - PESSOAS FÍSICAS, ITAÚ UNIBANCO HOLDING

Tendo ingressado no Itaú em 1995, como estagiário, o economista Fernando Foz de Macedo, após passar por diferentes divisões do banco, entrou em abril de 2004 na área de Relações com Investidores, onde, hoje, está a frente da gerência de atendimento à Investidores Individuais - área que foi criada logo após a associação com o Unibanco, quando as equipes de RI dos dois bancos foram unificadas, não havendo nenhum desligamento. Hoje, entre as companhias abertas, o Itaú Unibanco se destaca por ser a empresa que faz o maior número de reuniões com analistas e investidores por ano. E toda a montagem das apresentações está sob a tutela da gerência de Relações com Investidores.

Graduado em Economia e Direito, Fernando Foz de Macedo ingressou no banco em julho de 1995, como estagiário. Durante dois anos fez estudos de mercado para dar assessoria às mesas de operação e, depois dessa etapa, foi transferido para área de custos de produto e administrativo. “Nessa época, com o início da globalização propriamente dita, alguns investidores procuravam informações sobre o Itaú e, apesar de estar nesse setor, ajudava na confecção das informações e apresentações”.

Em julho de 1999, passou para a área de crédito, não só na concessão para as pequenas empresas quanto para as de maior porte, onde participou das privatizações do Bemge, Banestado e BEG. A sua função era a de analisar as informações de créditos nos “datarooms” do Banco Central, o que proporcionou ao gerente uma experiência totalmente diferente na instituição. Em abril de 2004 ingressou definitivamente na área de RI.

Como RI, o gerente destaca que sempre há desafios pela frente e, a cada ano, surgem novas ideias que se transformam em projetos. Depois de estudos de benchmark chegaram à conclusão que o site de RI precisava de reformulação. Apesar de ser robusto em termos de informações, explica, tinha deixado de ser adequado em termos de layout para as necessidades do público estratégico. Na verdade, acionistas, analistas e investidores queriam mais agilidade na busca das informações. Por isso fizemos um site multiplataforma com todas as informações iguais nesses dispositivos. Em novembro de 2013 foi lançado o site multiplataforma pelo vice-presidente executivo e diretor de RI Alfredo Setubal durante reunião da Apimec em São Paulo.

Só no ano passado, foram 22 reuniões pelo país, o que significa que o Itaú é a empresa aberta que mais realiza esse tipo de reunião ao longo do ano: “Pretendemos continuar disseminando a cultura do mercado de capitais levando nossos resultados e estratégias em momentos bons e ruins para os milhares de acionistas e interessados no banco”, conta Foz, responsável pela gestão de todo o processo de realização das reuniões, que vai desde a estratégia até o momento da apresentação. E a cada ano há inovações nesses encontros com analistas e investidores.”Mudamos a maneira de apresentar os números e as estratégias do banco. Estamos fazendo uma apresentação mais objetiva, clara e direta e utilizando figuras para exemplificar nossos números e vídeos para mostrar nossos projetos”. Na sua avaliação, dessa forma é possível quebrar paradigmas, o que resulta em ótima aceitação pelos participantes. “Percebo que esse tipo de inovação é muito importante não só para o público como para o mercado”, diz. Outra ferramenta é um aplicativo de RI disponível na loja da Apple.


Continua...