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A Deloitte realizou a pesquisa “Agenda 2019”, após o término do ciclo eleitoral, entre 29 de outubro e 5 de novembro de 2018. O levantamento apontou as expectativas do empresariado brasileiro para o governo eleito e para os negócios. O estudo envolveu representantes de 826 organizações de 32 segmentos econômicos. Os participantes da pesquisa trabalham em empresas que faturam juntas o equivalente a 43% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Do total dos respondentes, a maioria é composta por tomadores de decisão nas corporações: 66% ocupam posições de presidentes, diretores, superintendentes e conselheiros; 23% são gerentes, e 11% outros cargos.
A busca de recursos para se capitalizar em 2019 deve ser uma realidade para 70% das empresas representadas na pesquisa. Entre as formas de captação mais mencionadas pelos entrevistados destacam-se: os aportes dos próprios proprietários ou acionistas; os empréstimos originados de bancos de fomento (como o BNDES) e de bancos de varejo (todas essas alternativas assinaladas por 24% dos entrevistados). Receber aporte do grupo controlador (20%) e de fundos de investimento (11%). Emissão de títulos de dívida é uma possibilidade indicada por 6%. A abertura de capital (IPOs) está na pauta de representantes de 10 empresas participantes do levantamento (cerca de 1% do total dos entrevistados).
Investimentos
Quase a totalidade dos entrevistados (97%) indicou a pretensão de realizar investimentos ou implementar ações que desenvolvam os seus negócios em 2019. As respostas indicaram que 60% pretendem lançar novos produtos ou serviços e 56% devem adotar novas tecnologias. Sinalizando a relevância da qualificação de pessoas, 49% manterão iniciativas de treinamento e formação para os seus funcionários, enquanto 38% criarão novas iniciativas nessa direção. A preocupação com as transformações disruptivas em curso no mercado se revela na intenção de 37% em incrementar suas frentes de pesquisa e desenvolvimento de produtos e/ou serviços, e de 30% em substituir e/ou adquirir novas máquinas e equipamentos. Um quarto dos participantes da pesquisa (25%) indicou que suas empresas vão ampliar os pontos de venda.
Mais informações sobre a pesquisa “Agenda 2019” da Deloitte: www.ibri.com.br/Upload/Arquivos/novidades/4057_Agenda-2019.pdf