Diversidade | Economia Azul | Educação Financeira | Enfoque |
Espaço Apimec Brasil | Gestão | Governança | IBGC Comunica |
IBRI Notícias | Liderança | Opinião | Orquestra Societária |
Sustentabilidade | Voz do Mercado |
A SOMMOS AMAZÔNIA, primeira plataforma global dedicada à difusão das culturas da Amazônia, será lançada em abril próximo. A iniciativa inédita - que se posiciona como ECG (Environment, Culture & Governance) - reúne filmes, músicas, livros, artes e um marketplace de produtos físicos.
É com grande prazer que eu, meus sócios e nossa equipe comunicamos que, após três anos de trabalho intenso e ininterrupto, a cultura amazônica ganhará, na primeira semana de abril, um espaço proporcional à diversidade, quantidade e qualidade de sua produção.
Chega ao mercado em 4 de abril, a primeira plataforma de alcance global dedicada à distribuição digital dos produtos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Publicada inicialmente em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA vem atender as crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia sedia a COP 30.
A premissa é básica: não se pode valorizar, proteger e preservar o que não se conhece. E a difusão de conhecimento sobre a região passa a ter importância estratégica para o Brasil nestes tempos de desinformação e guerras de narrativas.
A Cultura Brasileira representa uma imensa fonte de riqueza ainda subexplorada que tem o potencial de atingir uma geração de receitas e divisas que só tem equivalência a Mineração, ao Petróleo ou ao próprio Agro do nosso país. O problema da Cultura Brasileira nunca esteve relacionado à qualidade ou à quantidade de sua produção mas, sim, à questão da sua distribuição e comercialização.
Nossa missão é reposicionar o Brasil e a Amazônia, no crescente mercado global da Economia Criativa (Entretenimento e Mídia), gerando receitas e visibilidade para os seus artistas, produtores e empresários. Este mercado cresce numa taxa anual de 5% que é, aproximadamente, o dobro da taxa do PIB mundial e movimentou em 2023 US$2.8 Tri apontando uma receita de US$ 3,4 Tri para 2028 (PwC). 50% desta receita vai diretamente, pela ordem, para a China, Estados Unidos e Reino Unido enquanto que a América Latina e a África, juntas, somadas, detêm apenas 4%. O Brasil 1%. Quando nos deparamos com estes números, fica evidente que estamos diante de uma imensa oportunidade de negócio que se traduz no reposicionamento do Brasil neste mercado. Estamos trabalhando, primeiramente, para ser a principal referência para a pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia.
A partir de Abril, nossos serviços estarão disponíveis em um único App, trazendo um conjunto de inovações inéditas no mercado global, tanto no aspecto tecnológico, onde embarcamos todos os diferentes conteúdos em um único App, como no modelo de negócio que viabiliza o acesso universal dos usuários brasileiros e estrangeiros a todos estes conteúdos através de uma única assinatura, apresentando uma Amazônia que você não conhece e que o mundo quer conhecer.
A plataforma promoverá uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma inédita navegação transversal (Cross Content) através de oito diferentes verticais: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias e parceiros, além de embarcar também um e-commerce de produtos físicos.
O acervo a ser disponibilizado pela SOMMOS AMAZÔNIA é resultado de um profundo trabalho de pesquisa e curadoria aliado a um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla e crescente rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, formada por artistas e produtores independentes, pequenas, médias e grandes empresas, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de notícias.
O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de $ 9,90 (Reais, Euros ou Dólares) mensais, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.
Reconhecendo que o Homem é, ao mesmo tempo, a causa e a solução da crise ambiental e que, definitivamente, a mudança climática acontecerá a partir de uma mudança política e econômica mas também comportamental e cultural, a SOMMOS AMAZÔNIA desde já se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para a implementação de modelos de desenvolvimento mais justos, mais inclusivos e mais verdes. Com o compromisso de colaborar para a criação e expansão de um modelo econômico sustentável para as diferentes cadeias produtivas da Economia Criativa da Amazônia, a SOMMOS AMAZÔNIA visa transformar nossa riqueza cultural em riqueza socioeconômica.
A SOMMOS AMAZÔNIA não é apenas uma plataforma de Streaming. A SOMMOS AMAZÔNIA é um movimento que, através de uma construção coletiva que já conta com a participação de centenas de artistas, produtores, empresas e instituições culturais e socioambientais, quer gerar impacto socioeconômico e ambiental, a partir do protagonismo dos povos que compõem o território.
A SOMMOS AMAZÔNIA será lançada com um significativo acervo inicial composto por 300 filmes, 30.000 músicas, 2.500 livros, mais de 750 obras artísticas e um glossário de alimentos, ingredientes regionais, festas populares e agentes culturais, que será ampliado regularmente.
Quem Somos
A SOMMOS AMAZÔNIA é um produto desenvolvido pela SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S/A, empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira. Fundada em 2013 por Alexandre Agra (Diretor Presidente), a empresa tem sua equipe integrada pelos sócios executivos Ricardo Ribenboim (Diretor de Planejamento), Roberto Nunes (Diretor de Tecnologia), Mariana Dupas (Diretora Executiva) e Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais) e reúne um time único que soma competências complementares e um histórico de sucesso e realizações nas áreas de Inovação, Internet, Tecnologia, Criação, Produção e Gestão Cultural e Gestão de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.
A SOMMOS recebeu um investimento inicial de R$ 3 milhões dos Srs. Alfredo Setubal, Roberto Setubal, Olavo Setubal Jr. e Denis Minev.
Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da SOMMOS AMAZÔNIA é fruto da percepção da escassez de espaços dedicados à difusão e monetização da produção cultural da Amazônia na mídia nacional e internacional. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática.
Alexandre Agra
é sócio fundador e diretor presidente da SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S/A.
agra@sommos.art.br