Executivo de RI "Small & Mid Cap"

LEONARDO HADDAD: DIRETOR DE RI, ANIMA EDUCAÇÃO

Leonardo Haddad, diretor de RI da Anima Educação - uma das principais instituições de ensino privado do país - foi eleito o “Melhor Executivo de Relações com Investidores” do Brasil, pelo IR Brazil Awards 2014, na categoria de empresas “small & mid cap”. A companhia ainda recebeu duas menções honrosas por ter ficado entre as cinco finalistas nas categorias: “Melhor RI em um IPO” e “Grand Prix de melhor programa de relações com investidores (small & mid cap)”.

Para o executivo, o prêmio e as indicações dão ainda mais ânimo para a continuidade do trabalho desenvolvido. “Nós acreditamos que é possível transformar o país pela educação, e esse prêmio nos motiva ainda mais a buscar excelência no nosso trabalho, para que sejamos um exemplo também para os nossos alunos, professores e colaboradores”, afirma.

Formado em Administração de Empresas pela FGV e com MBA em Finanças pelo IBMEC, Leonardo ingressou na Anima em 2006 na área de tesouraria, onde atua até hoje, e em 2013, assumiu também a recém-criada área de Relações com Investidores, pouco antes do IPO da companhia.

Relacionamento

Haddad ressalta que o grande diferencial do relacionamento da Anima com seus diferentes públicos é a disponibilidade e transparência. “Outra questão muito importante é a qualidade e acessibilidade do management da companhia, muito alinhado e entrosado, possibilitando uma área de RI relativamente pequena, mas capaz de cuidar do atendimento de diversos públicos ao mesmo tempo, e sempre falando a ‘mesma língua’”.

Apesar de o departamento de RI contar com apenas dois integrantes, Haddad ressalta que todas as equipes da Anima estão sempre disponíveis para ajudar. Além do atendimento às principais demandas dos investidores, o executivo conta que procura se antecipar e ser proativo, mas sempre com cautela para evitar informação privilegiada. “Desta forma, quando há um ponto importante levantado pelo mercado, assim como qualquer divulgação de resultado ou fato relevante, informamos ao mercado de forma simultânea e simétrica”.

Haddad ressaltou que esse processo vem sendo percebido no mercado e refletido no valor da companhia. As ações da Anima, que saíram cotadas a R$ 18,50 em outubro do ano passado, na ocasião do IPO, já registraram uma valorização superior a 50%. “Parte disso é resultado da melhor informação possível passada ao mercado sobre a performance da companhia e sobre a utilização dos recursos captados na oferta pública”, destacou.

Neste momento, a equipe de RI está trabalhando no Relato Integrado, uma ferramenta considerada muito útil aos investidores e ao público em geral. Além disso, está buscando aumentar a liquidez e aperfeiçoar o trabalho de divulgação e comunicação com o mercado, através do uso de ferramentas cada vez mais tecnológicas e inteligentes, incluindo o aprimoramento do website de RI. “Procuramos dar muita importância ao feedback de nossos investidores e do mercado em geral, numa busca contínua pela excelência”, diz.

Perfil

A Anima é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados, segundo a Hoper Educação. A Anima possui mais de 10 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, contando com uma rede de três Centros Universitários (Uma, UniBH e Unimonte) nos estados de Minas Gerais e de São Paulo, e duas Faculdades, nas cidades de Betim e Contagem (Minas Gerais), detendo marcas que são reconhecidas e tradicionais, com mais de 40 anos de história. O portfólio inclui também a HSM, uma das mais renomadas instituições de educação corporativa no Brasil.

A trajetória do Grupo rumo à Bolsa começou em abril de 2012, quando a BR Investimentos comprou um terço das ações por R$ 100 milhões e acabou com uma disputa entre minoritários que já durava quase uma década. Segundo Daniel Castanho, presidente da companhia, a preparação da Anima para a abertura de capital começou muito antes do início da negociação das ações da empresa na bolsa. “Vínhamos desenvolvendo boas práticas, em termos de governança, que nos permitiram fazer o IPO sem grandes esforços”, diz. “Durante um ano e meio participamos de vários eventos, no Brasil e no exterior, destinados a empresas de capital aberto”, acrescenta.

Após a definição do passo em direção ao mercado de capitais, a Anima começou o processo de apresentação da empresa aos investidores (roadshow). Nesta etapa, a companhia buscou inovar e optou por um menor número de reuniões e com maior tempo de duração. “Questionamos um pouco o ‘status quo’ das práticas usualmente adotadas. Queríamos fazer o processo de maneira diferente”, ressaltou Castanho.

No dia 28 de outubro de 2013, as ações estrearam no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&FBovespa, com o pé direito, subindo 3,8%. A oferta pública inicial de ações movimentou R$ 468,21 milhões, considerando as emissões primária e secundária.

Logo após a estreia, a ação já virou queridinha dos analistas que acompanham o setor de educação. A equipe de análise do HSBC, por exemplo, ressalta o diferencial de qualidade da companhia. “Preparada com caixa e liquidez de ações, em função do IPO, a Anima parece estar pronta para acelerar o crescimento por meio de fusões e aquisições, levando à consolidação de seu segmento de mercado”, explicam Luciana Campos e Caio Moscardini, em relatório.

De acordo com os analistas, após um longo período de crescimento do volume no mercado de ensino superior do Brasil, a expectativa agora é que as empresas com marcas e reputações mais sólidas sejam capazes de cobrar um preço diferenciado e gerar melhores resultados econômicos por matrícula, melhorando assim os seus resultados. Dessa forma, o foco passará de quantidade de alunos para a qualidade de ensino.

Para Haddad, o atual momento da empresa não poderia ser melhor. “O processo e a abertura de capital em si sempre foi, para nós, um começo e não um fim”, diz. O planejamento vem sendo seguido à risca, com um ritmo de crescimento sustentável e com rentabilidade crescente ao longo do tempo, porém nunca deixando de lado os importantes investimentos para melhorar continuamente a qualidade da educação que oferecem aos alunos, respeitando seu posicionamento. “Continuamos acreditando na capacidade de melhorar e aprender sempre, seja com nossos alunos, professores e colaboradores ou com nossos atuais e futuros investidores”, conclui.


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